Baixo Tâmega certifica produtos tradicionais

Os produtos tradicionais da região do Baixo Tâmega vão passar a ser certificados. Para preparar este processo, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega, que inclui os concelhos de Marco de Canaveses, Baião, Amarante, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto, encomendou um estudo à empresa de consultadoria agrónoma Espaço Visual.
O documento, intitulado "Estudo de identificação dos produtos tradicionais com tipicidade e com potencialidades económicas", vai ser elaborado em colaboração com a UTAD – Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Numa primeira fase, o trabalho vai incidir na identificação e descrição dos produtos e os seus processos produtivos. Ou seja, vamos identificar os produtos tradicionais de qualidade para verificar os que podem ter interesse económico. O trabalho no terreno vai abranger os produtos agrícolas, agro-industriais, a gastronomia e o artesanato.
Depois, parte-se para a elaboração de fichas de produtos e, seguidamente, para a caracterização das fileiras. O trabalho visa, ainda, o levantamento dos produtos que existem na região, a sua análise económica e a sua capacidade para ser comercializados internamente e exportados.
A apresentação pública com as conclusões deste trabalho e a elaboração de um livro fazem parte da fase final deste processo, que tem ainda como objectivo a criação de uma marca forte dos produtos que sejam eleitos como de qualidade e com potencial económico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM