NOTÍCIAS DO MUNDO RURAL


COMPOTAS E GELEIAS
PARA APROVEITAR FRUTA DESPERDIÇADA
>>>
Uma associação de agricultores de Monção fartou-se de ver toneladas de fruta apodrecer nas árvores do concelho e decidiu dar-lhes um destino: fazer compotas e geleias. E já está a vender além-fronteiras.
Nove mil frascos de compota e geleia, de cerca de duas dezenas de sabores diferentes e com a marca "Sabores e Tradições", entraram para o mercado no último ano pela mão da Associação de Defesa dos Agricultores de Monção (ADAM).
O primeiro lote de produto confeccionado em instalações próprias criadas na sede da associação encontra-se praticamente esgotado, e, desde há algum tempo, têm vindo a ser colhidos frutos por todo o concelho para efectuar uma nova remessa. O objectivo é, segundo o presidente da ADAM, Francisco Coelho, atingir uma produção de "30 a 40 mil frascos por ano".
"Isto resultou de uma velha ideia que tinha por andar no terreno e verificar que na terra de praticamente todos os agricultores existe uma, duas ou mais árvores de fruto, com boa capacidade produtiva e que não são alvo de qualquer tratamento, mas cuja fruta se estragava todos os anos", explica aquele responsável, referindo que a sua ideia era "dar aproveitamento a toda essa fruta e algum rendimento mais ao agricultor, transformando-a em doces regionais de primeira qualidade por ser produto puro e biológico".
Se bem o pensou melhor o fez, e com um gasto de cerca de 100 mil euros, que contou com o apoio do programa Leader, avançou há dois anos para a concretização do projecto, desde a formação de recursos humanos até à criação de uma mini-fábrica e uma loja da ADAM, para comercialização dos novos produtos. As primeiras compotas começaram a ser produzidas em Setembro de 2007 e, em Dezembro, abria o estabelecimento de venda ao público.
A oferta é muito variada: compotas de maçã com passas e vinho do Porto; figo pingo de mel; figo preto; abóbora com canela; abóbora com laranja; abóbora com noz; abóbora; laranja e cenoura; kiwi; maçã com canela; laranja; framboesa; frutos silvestres; amora; mirtilo; chila; marmelo; cereja; morango; damasco; pêssego e ameixa.
Nas geleias há a de maçã e marmelo, e, entretanto, apostaram também em biscoitos de milho e manteiga.
O circuito de comercialização centra-se, por agora, no Alto Minho, mas a ADAM já está a fornecer para França através de um emigrante português, distribuidor, e para lojas gourmet em toda a Espanha. No concelho de Monção existem, actualmente, cerca de meio milhar de agricultores, dos quais, cerca de meia centena já está a entregar a sua fruta para transformação.
AUTORIA: Ana Peixoto Fernandes, "Jornal de Notícias", 24-08-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM