Começa a despontar uma nova geração de agricultores!

Ontem reuni com um grupo de Jovens Agricultores que pretende fazer grandes investimentos na cultura do kiwi. Alguns deles são filhos de kiwicultores cujos pais conheci há 25 anos quando realizei o meu estágio de licenciatura em Agronomia sobre “A cultura do Kiwi”. Até há dez anos atrás nas reuniões com agricultores fazia o controlo mental das idades dos presentes e verificava que, na maioria dos casos, nos presentes, era a pessoa mais nova. Não apareciam jovens, não tinham motivação porque a dinâmica da economia era outra, os serviços iriam ser solução, produzir, sujar as mãos, trabalhar e investir na agricultura era um desprestígio social.

Hoje a situação é diferente, o tempo passou, estou a poucos anos de cumprir 50 anos de vida, a crise na economia e sociedade portuguesa estão para ficarem e daí, o sucesso na actividade agrícola de alguns agricultores, motivou os seus filhos a estudarem agricultura, investirem na formação profissional (cursos de jovens empresários, monográficos, etc.) nos cursos técnico-profissionais (a Escola Agrícola de Santo Tirso é um dos maiores casos de sucesso na Região Norte, muitos dos seus antigos alunos são exemplos quer como trabalhadores, empresários ou técnicos agrícolas) no ensino politécnico ou na Universidade. Há maior competência técnica dos proponentes e começa a existir maior abertura de espírito para a cooperação e empreendedorismo conjunto. Começa a aparecer uma nova visão que resulta de concentração da procura para adquirir mais barato, pela obtenção de economias de escala, nas prestações de serviços, mecanização e aquisição de factores de produção.

Passei para uma etapa da vida em que nas minhas empresas sou o mais velho e em reuniões ou eventos sou dos mais velhos. Esta situação anima-me e motiva-me a saber estar da forma mais eficiente que consiga porque pretendo ser um referencial e não perder a linha da frente da actualidade. Entristecem-me os amigos e colegas da minha geração, que privilegiam o viver bem, que assumem gozar a vida de forma egoísta e não estão disponíveis para lutarem para que Portugal se modernize. Muitos destes são muito bons a fazerem o diagnóstico da situação, que tudo está mal, mas pouco práticos na busca de soluções (“o como é que se faz”). Admiram-se que os seus filhos não consigam trabalho e tenham de emigrar. O futuro é o resultado do que formos capazes de construir paulatinamente em cada um dos momentos do tempo presente. Eu tenho a certeza que o futuro dos meus filhos será muito melhor que o meu!

Comentários

silvia disse…
Olá,

Eu tambem fico contente por cada vez existirem mais jovens a enveredar pelo munda da agricultura, contudo os obstaculos são imensos.
Vejamos o caso das ajudas para instalação de jovens agricultores. A maior parte das candidaturas foram anuladas. Não seria muito melhor se houvesse uma ajuda a esses jovens no inicio.

Silvia
José Martino disse…
Apesar dos obstáculos há jovens que querem fazer negócios na actividade agrícola. As candidaturas foram anuladas por falta de informação clara e transparente sobre a sua elaboração e tramitação. Há que persistir, voltam-se a apresentar os projectos até que o ProDeR os aprove.A ajuda que a lei prevê é de 32000 euros a creditar na conta bancária do jovem dez dias úteis após a assinatura do contrato das ajudas. As coisas irão melhorar porque já todos começamos a conhecer as regras do jogo das candidaturas da Acção 1.1.1 do ProDeR
José Silva disse…
Pois eu estava para lhe dar os parabéns pelos 29!

Já que se trata de persistência, ficou bem exemplificada, hehehe

Desta vez, deve ter sido algum 'grilo' de S. João que se intrometeu no sistema.

Então, aproveite-se mais esta oportunidade:

Instalação de Jovens Agricultores
3º Período de Candidaturas de 2009 – 1 a 31 de Julho
José Martino disse…
Finalmente consegui corrigir o erro. Aliás minto, a colega Júlia Oliveira fez a correcção dos 28 que inadvertidamente coloquei a mais.
O novo período de candidaturas para a 1.ª Insatalação de Jovens Agricultores começa na próxima semana, pelo que teremos um mês de muito trabalho e stress acrescidos. Há também uma oportunidade única de se poderem apresentar projectos de fileira integrando os jovens agricultores em projectos de fileira (pelo menos nove projectos de investimento na agricultura, designados projectos da componente 1 e um projecto agro-indústrial, projecto da componente 2).Temos alguns projectos deste tipo para apresentar em Julho.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM