Morreu a normalização dos hortofrutícolas!

O Jornal Expresso do passado Sábado trazia uma notícia com o título: “Tamanho dos pêros deixa de contar” e o Subtítulo “Normas de calibragem europeias de para 36 produtos hortofrutícolas são revogadas a partir de 1 de Julho”. Esta notícia apesar de não ser muito clara, indica no Subtítulo 36 produtos e no corpo do texto 26, informa sobre a aceitação de produtos com calibres, forma e cor fora das normas de qualidade existentes e que na sua implementação ao longo de mais de vinte anos foram gastos largos milhões de euros. Esta liberalização não se irá traduzir no futuro próximo numa crise de excesso de oferta como está a acontecer com o leite? A minha expectativa é que este fenómeno irá acontecer. Esta incapacidade que os políticos europeus têm para aprender com a realidade actual é completamente suicida e irá traduzir-se em maior desertificação do mundo rural.
Foto:FreeDigitalPhotos.net

Comentários

Unknown disse…
Boa noite.
Já à algum tempo ouvi qualquer coisa sobre esse assunto, mas não era nada concreto. Agora já começa.....

Por um lado, concordo consigo, no que diz respeito à "banalização" dos produtos, o que vai traduzir-se, principalmente, numa grande baixa do preço para os produtores.

Mas por outro lado, no que diz respeito à fileira do Kiwi (na qual estou inserido), poderá aproveitar-se o chamado kiwi chato e o kiwi geminado, o que muitas das vezes são tão bons ou melhores que os kiwis perfeitos ("puros").


De qualquer das formas fica aqui um pouco do meu descontentamento, como produtor de kiwi, mas não todo, pelas razões que expliquei anteriormente.

Cumprimentos
José Silva disse…
Pois... a UE anda a reboque, de modo reactivo (nem preventivo, nem pró-activo).

E como, pelo meio, mete alguma (?) bur(r)rocracia e muitos estados, acaba por 'entrar' em contra-fase: sobe quando devia descer... e desce quando devia subir (e em alguns casos nem devia 'entrar', para não estragar nem atrapalhar).

E não é só no sector Agrícola.

Assustaram-se com a crise da escassez de alimentos (a Europa ia 'morrer à fome'). A seguir poderá 'afogar-se' na fartura.

Será que ainda há planificação, ou apenas globalização/liberalização?

Normalização 'já era'?
José Martino disse…
O que eu acho que irá acontecer no mercado nacional dos kiwis, é que iremos ser "invadidos por lixo de Itália" e consequentemente, os valores de comercialização irão baixar, mas não terá como consequência o aumento de consumo, pelo contrário, prevejo que a má qualidade da oferta irá baixar as quantidades consumidas. Apesar de ser esta a minha previsão faço votos para que ela não venha a ser cumprida, para beneficio da Fileira do Kiwi de Portugal.
As acções de promoção da qualidade dos kiwis de Portugal nos pontos serão necessárias/cruciais para sensibilizar os consumidores para as vantagens que terá se comprar os frutos de origem nacional.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM