Os agricultores portugueses têm uma grande paciência!

Esta é uma grande verdade, os agricultores estão cansados de esperar pela aprovação, contratação e pagamento dos projectos das Acções 1.1.1 e 1.1.3 do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).
Passaram dois anos e cinco meses sobre a entrada em vigor do PRODER e existem poucos contratos assinados relativamente às candidaturas do 1.º Concurso, o qual terminou em Julho de 2008. Deste concurso, dos poucos que tiveram os seus projectos aprovados e dos casos que são do meu conhecimento pessoal, não há nenhum com contrato assinado.
Do concurso de Outubro de 2008 para candidaturas de Jovens Agricultores não há resultados da análise dos projectos. O mesmo acontece para o concurso que terminou em Janeiro de 2009, relativo a candidaturas de Jovens Agricultores e Agricultores em geral. No concurso para as candidaturas dos Jovens Agricultores de Abril de 2009 ainda não há resultados porque se encontra dentro do prazo legal para aprovação por parte dos serviços do Ministério da Agricultura.
Os Projectos de Impacto Relevante (PIR) que têm contratos assinados não podem apresentar pedidos de pagamento porque só recentemente o IFAP obteve a certificação do processo de pagamento por parte da União Europeia. Espera-se que por estes dias o programa informático que vai gerir o processo esteja disponível para se puderem apresentar os primeiros pedidos de pagamento.
Feito o resumo do estado da arte relativamente às ajudas ao investimento provenientes do PRODER, como podem os responsáveis políticos afirmar que estão comprometidas nesta área avultadas verbas? Como todos sabemos o comprometimento dos dinheiros dos apoios públicos só existem mediante contratação. Seria interessante que publicassem a listagem dos contratos relativos às ajudas ao investimento, assinados a 31 de Maio de 2009.
Se apresentou candidatura e perdeu a paciência com o que se está a passar coloque nos comentários a este blogue o seu caso. Certamente que todos juntos podemos contribuir para a mudança e pela N/ participação cívica iremos modernizar Portugal.

Comentários

José Silva disse…
Mesmo antes de perder a paciência e para mostrar que "a coisa" mexe, seria bom que pudessemos saber o que está (ou não) a ser feito...

Vamos a isso?

Será que este portal não tem utilidade prática:

ProDeR adequa a medida «Valorização de Modos de Produção» às necessidades dos Agricultores. > FAQ · > Sugestões · > Links · > Contactos · > Mapa do Site ...
www.proder.pt/
Candidaturas/Avisos
Balcão do Beneficiário
Instalação de Jovens Agricultores
Formulários Modernização e Capacitação das ...
Dinamização das zonas rurais
Promoção do Valor Ambiental dos ...
Quem somos
José Martino disse…
O portal do PRODER tem alguma informação. Outra é obtida pela linha telefónica, a qual tanto quanto me é dado aperceber tem 3 operadores: 1 sabe do que fala, 2 não têm consistência nas respostas (a questão colocada verbalmente foi colocada pro escrito e obteve outra resposta completamente diferente). É de realçar que é vasta a complexidade de pormenores realcionados com investimentos na agricultura, pelo que só com o tempo é que os operadores atinjem a tarimba necessária. A culpa não é dos operadores. Seria recomendável que os serviços do PRODER fizessem um controlo para melhorar a qualidade da informação.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM