A Revista do Agricultor da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP)

Li o número 203, Junho/Julho 2009 da “Revista do Agricultor” que apresenta um novo formato, mais atractivo, que se lê mais facilmente, apresenta uma panóplia de artigos diversificados e interessantes com temas desde a Feira Nacional da Agricultura, Santarém, Actividades das Associadas, Entrevista com a Comissária da Agricultura, Política Agrícola, Artigo de Opinião do Prof. Francisco Avillez sobre “A fileira do Bioetanol – Uma Morte Anunciada”, Actualidades, Associativismo, etc.
É interessante anotar o artigo com o título “Candidaturas ao Pagamento Único 2009” no qual elenca as dificuldades do sistema informático, a postura da Presidência do IFAP que aceitou ir com a CAP ao interior do país ver como as coisas estavam a correr no terreno.Os números indicam que as Organizações dos Agricultores (OA) receberam 92% das candidaturas e o Estado, entre Direcções Regionais de Agricultura e Pescas e IFAP receberam 8%. A distribuição das candidaturas foi a seguinte: CAP 33,6%; CONFAGRI 45,3%; AJAP 4,7%; CNA 7,1%; ANPEMA 0,2% e CNJ 1,1%.
A questão que fica é: há justificação para o Estado abrir os seus serviços para receber as candidaturas quando a tradição e a livre escolha dos agricultores tornam dominante a sua recepção pelas OA?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM