Blogs e utilidade pública

Qual será a verdadeira utilidade destas páginas de opinião?

Será apenas uma moda, um meio para desabafar e/ou lutar contra o sistema (que tanto gostamos de culpar por tudo e por nada) ou simplesmente serão o verdadeiro exercício da liberdade de expressão!

Poderemos considerar os blogs um barómetro da nossa sociedade?

Figuras públicas e cidadãos comuns convivem lado a lado ou melhor dizendo blog a blog, num mundo onde a opinião conta (apesar de umas contarem mais que outras). Ambos têm os objectivos comuns de: dar a conhecer os pensamentos mais profundos ou mesmo mais superficiais que doutra maneira ficariam ocultos, de reagirem contra o que é imposto diariamente, manifestando a (in)satisfação quanto ao rumo que estamos a tomar.

Porque será que queremos ser ouvidos?

Hoje é cada vez mais fácil sentirmo-nos sós no meio da multidão.
Gritar e ninguém ouvir!
Falar e sermos ignorados!
Muitos optam pelo silêncio e este é por vezes uma arma mortífera, deixando os outros fazer o que querem com as nossas palavras! Porque há quem considere que há algo muito perturbador no silêncio!
Mas acumular dos silêncios levam a necessidade de extrapolar os pensamentos, dando origem uma espécie de terapia.

Estarão os psicólogos em risco com esta nova forma de lidar com os pensamentos, com as emoções e com os problemas da sociedade?

Talvez!

Será que encontramos aqui a forma de tentar mudar o mundo?

Como diz o meu grande amigo José Martino para isso temos que mudar os 5 metros que estão à nossa volta!

Eu adapto: é a forma que encontramos de mudar nem que seja nos 5 blogs à nossa volta!


Parabéns pelo blog!!

Foto:FreeDigitalPhotos.net

Comentários

José Martino disse…
Parabéns Júlia pelo excelente artigo.
É bom verificar que o grupo está a aumentar e vamos trabalhar ainda mais afincadamente e com melhor qualidade para levar a que Portugal saia do atoleiro em que se meteu! Não me resigno a que o meu país não possa ser desenvolvido. Há portugueses com honestidade, verticalidade e espirito civico para se obterem melhores resultados e dar melhor qualidade de vida aos agricultores. Venham juntar-se a nós! A mudança começa hoje com a simplicidade do que formos capazes de construir! Todos podemos contribuir para mudar os 5 metros à N/ volta. Cada um faça a sua parte e do resultado do conjunto, ficará um Portugal que nos será mais agradável!
José Martino disse…
Quando falo pessoalmente com amigos, conhecidos ou outras pessoas, sobre a necessidade de mudança e melhoria e da contribuição concreta de cada um de nós pode realizar apanho com um "banho de cepticismo e desmotivação". As pessoas acham que a melhoria do desenvolvimento em Portugal pertence aos outros, mais que tudo aos políticos. Quando lhes falo que podemos fazer gestos simples, como por exemplo, colocar o N/ carro em parques em lugar de o deixar em 2.ª fila na rua, separar adequadamente os resíduos recicláveis, preencher o livro amarelo quando temos uma reclamação, escrever neste blogue sobre as coisas ligadas à agricultura que são exemplo ou correm mal, etc. etc., noto que o cidadão fica mais receptivo a fazer gestos simples, ao seu alcance pessoal e que irão mudar Portugal.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM