A importância dos comerciais na exportação de produtos agrícolas!

Ontem conheci um empresário, “self made man”, detentor de vários negócios, que está neste momento a desenvolver uma nova matriz de actividade comercial que passa por exportar/importar produtos agrícolas. Chegamos os dois à conclusão que neste ponto há muito para fazer, há poucas organizações da produção que têm comerciais no estrangeiro com o objectivo de exportar as produções nacionais. Como queremos exportar se não temos quem apresente e promova os produtos agrícolas portugueses no estrangeiro?
Identificamos o mel como uma grande oportunidade de exportação, sobretudo para os países da Europa Central, embora predomine o comércio com a Espanha. Indicou-me que entram em Portugal muitos camiões com mel da China e do Japão, que possuem preços mais baixos que o nacional e que servem para ser misturados com o mel português, este é vendido como genuíno de Portugal.
Falamos sobre hortícolas portuguesas que se fossem produzidas em quantidade e promovidas no mercado espanhol, poderiam ser uma alternativa de combate à crise que as Organizações de Produtores sentem no seu negócio. Faltam nestas Organizações os tais comerciais indicados acima.

Na actividade que desenvolvo é fascinante a quantidade de pessoas que conheço e que possuem estratégias/ projectos de vida de sucesso que passam por trabalhar em áreas que muitos de nós nunca identificaram como interessantes/alternativas. É um grande trunfo profissional estar aberto, eu e muitos outros, a construirmos uma rede de contactos com pessoas ajustadas à realidade empresarial “instável dos dias de hoje”!
Foto:FreeDigitalPhotos.net

Comentários

Unknown disse…
nao entende nada
José Martino disse…
Não se trata de entender, trata-se de ter experiência e conhecimento e, neste aspecto é o mercado que nos avalia dando-nos trabalhos, pagando por eles e reconhecendo o nosso sucesso!

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM