PROPOSTA PARA MELHORIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA APOIADA PELO PRODER

















A formação profissional mais eficaz exige a abertura de um concurso público de ideias, com prémios pecuniários interessantes que motivem os principais players desta actividade e demais interessados a apresentarem modelos de gestão, conteúdos programáticos, curriculum e formação dos formadores. Com base nestas propostas montar o quadro no âmbito do ProDeR para as ajudas à formação profissional.

A melhoria do nível de formação dos empresários agrícolas ao nível da gestão e da técnica, assim como a profissionalização dos seus trabalhadores, dotando-os da formação e informação necessária para a execução das operações de forma competitiva e por último o incremento da produtividade da mão-de-obra e da mecanização são os objectivos a cumprir no presente ponto.

No que respeita a formação é necessário direccionar cada curso para o seu público-alvo com objectividade, distinguindo entre os proprietários/gestores e os operadores. A formação para os primeiros, deverá incidir sobre a formação no sentido da tomada de decisões na realização das operações na melhor oportunidade técnica, com o tempo de execução necessário, passando posteriormente para o planeamento, a gestão, os custos, os aspectos teóricos, as vantagens e inconvenientes, os resultados práticos e a demonstração sumária da execução de cada operação cultural. Os segundos deverão ter formação sobre o modo de execução, os meios a utilizar, tempos recomendáveis para a realização de cada tarefa, etc.
A formação profissional deve assentar nos seguintes princípios:
- Experiência prática do formador;
- Horário de acordo com a disponibilidade dos interessados;
- Curta duração das acções;
- Excelente estruturação para o objectivo proposto, pois as formações para além da componente teórica deverão integrar componentes de demonstração por parte dos formadores e experimentação/execução por parte dos formandos.
Foto: www.dreamstime.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM