Comentários ao Programa para Agricultura Proposto pelo Bloco de Esquerda.

Estive a estudar a proposta de Programa de Governo do Bloco de Esquerda (“Programa para um governo que responda à urgência da crise social – a política socialista para Portugal”) no que diz respeito à Agricultura e Florestas e retive a ideia que se trata de um “Catecismo”, o qual indica que todos devemos ir para o Céu, mas esquece-se de apontar o “como fazer” para o atingir.
Onde irão obter o dinheiro para implementar a política que preconizam?

Voltaremos às margens de comercialização controladas para os produtos agrícolas, o que teria de se traduzir certamente no encerramento das fronteiras e na saída de Portugal da União Europeia. Como viveriam os portugueses com a realidade imposta pelo Bloco de Esquerda?

As propostas do Bloco de Esquerda para a agricultura e florestas traduzem um idealismo onde todos gostaríamos de estar, mas na minha opinião, não são exequíveis para a realidade dos dias de hoje!
Foto:
www.dreamstime.com

Comentários

Mário Moniz disse…
A realidade, somos nós que a criamos.
O "catecismo", como diz o caro amigo, está lá.
O querer é nosso.
Com o seu cepticismo conservador, não chegaremos lá certamente, mas nem todos pensam assim.
José Martino disse…
Agradeço o comentário, a identificação e fotografia. Presto-lhe homenagem pelo facto. Sou democrata, gosto do debate de ideias e da discussão com elevação da estratégia para melhorar a agricultura e mundo rural portugueses.
A realidade é o que formos capazes de construir, com o nossso querer, a nossa capacidade de construir e sobretudo com os resultados do N/ trabalho. São os resultados do que fazemos que são a n/ credibilididade, não o fazem as ideologias, nem os rótulos ("cepticismo coservador")e mesmo menos a retórica.
Infelizmente o "catecismo do Bloco de Esquerda" não chega para resolver os problemas e encontrar soluções, pois o que falta é a parte mais difícil de construir,a que nos cria sacrifícios internos, dentro de nós mesmos, é escrever e implementar o "como se faz a mudança e o progresso na agricultura portuguesa". O Bloco de Esquerda tem de explicar onde consegue o dinheiro para fazer as mudanças que preconiza para a agricultura.
A melhoria de vida dos empresários e trabalhadores agrícolas faz-se com realismo, trabalho perseverante, "sangue, suor e lágrimas". Neste ponto, não há muitas pessoas em Portugal, tal como eu, que pratiquem este caminho há dezenas de anos, que se tenham empenhado para mudar este estado de coisas. Comigo e com outros do mesmo estilo, apesar da sua opinião, chegaremos lá porque trabalhamos todos os dias com esse objectivo.
Leia o Correio da Manhã de hoje e dê notícias!
Anónimo disse…
Esclarecimento CM 9 Agosto

Gab Imprensa Min Agricultura Desen Rural Pescas [imprensa@madrp.gov.pt]

Esclarecimento



Mais de 600 milhões de euros de apoios à Agricultura

já foram pagos em 2009





Vem o jornal Correio da Manhã, na sua edição de 9 de Agosto de 2009, na capa e com desenvolvimento na página 24, dar à estampa a notícia "Falhada promessa dos 150 milhões", que por ter dados errados obriga a esclarecer devidamente.



1. Contrariamente ao exposto na notícia, de Janeiro a Junho deste ano foram pagos 634 milhões de euros em apoios aos agricultores, 366 dos quais correspondem a apoios ao investimento, como é possível comprovar na página na Internet do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, um simples exercício que o jornal Correio da Manhã preferiu não fazer.



2. Não tendo igualmente contactado os serviços do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, com vista ao exercício do contraditório sobre as informações de que dispunha, o jornal Correio da Manhã não refere que os projectos aprovados são pagos à medida em que vão sendo realizados, após a entrega dos comprovativos das facturas.



3. Importa esclarecer a opinião pública que, no primeiro semestre de 2009, já foram feitos cerca de 90 mil pagamentos de apoios agrícolas a beneficiários, sendo que 366 milhões de euros correspondem a apoios ao investimento, cumprindo assim os compromissos do Governo.



4. Por último, convém esclarecer uma vez mais que continuam abertas candidaturas no PRODER, sendo elegíveis todas as despesas efectuadas desde a entrada em vigor do referido Programa.



Lisboa 9 de Agosto de 2009
Anónimo disse…
.
esperando que me desculpe a ignorância ...

1 - ao abrigo de que programa foram gastos esses tais 366 milhões de euros?

2 - que tipo de investimentos foram apoiados por essas verba?


Alexandre
.
claudia disse…
Fundada em 1993, o romeno RURIS privado produtor é motoutilaje abrangendo uma gama completa de trabalho necessário para microagricultura: motoferastraie, Motocultor, roçadeira, cortador de grama, bombas, geradores de energia, atomizado. Motooul nosso esforço MIC ROAD ricos "levou-nos a criar produtos com alta confiabilidade, alta produtividade e fácil de manusear. Embora temos parceiros que nos representam em um número significativo de concelhos, pretendemos expandir a cobertura do RURIS produtos, a nível nacional. A cada ano, aumentar a qualificação dos produtos para cobrir toda a gama de equipamentos necessários em cada casa. Experiência de mais de 15 anos, e sua rede de unidades de serviço autorizado, garantir aos nossos clientes produtos de qualidade e serviços oferecidos por RURIS.

Contato: SC RURIS Impex SRL, Romênia, Craiova, tel: +40351.46.46.32, www.ruris.ro

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM