Continuação dos atrasos na aprovação das candidaturas das Acções 1.1.1 e 1.1.3 do ProDeR

Como os técnicos analistas das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas têm direito a gozar as respectivas férias, o processo de análise dos projectos de apoio ao investimento (Acção 1.1.1, concurso que terminou em Janeiro) e de apoio à instalação de Jovens Agricultores (Acção 1.1.3, concursos de Outubro de 2008 e Janeiro de 2009) está a evoluir de forma lenta, prevendo-se, na minha opinião, a comunicação que as candidaturas serão aprovada ou chumbadas para a 2.ª quinzena de Setembro (a minha anterior previsão era a 1.ª quinzena de Agosto).

A lei determina 105 dias úteis para o Ministério da Agricultura concluir este processo. O prazo encontra-se largamente ultrapassado. O Primeiro-Ministro assumirá a responsabilidade política por este atraso? Se sim, de que forma?

Comentários

Anónimo disse…
.
Como disse anteriormente, acho que, de longe, o principal problema do país é a falta de honestidade intelectual. Espero que não me desiluda neste ponto …

1 – Segundo consta, a aprovação dos Projectos está a ser muito mais rigorosa do que nos anteriores QCA.
É DE APLAUDIR!
Segundo o próprio regulamento da acção 1.1.1, o VAL tem que ser positivo, e os projectos são hierarquizados pela sua capacidade de gerar riqueza ( TIR ). Como foram mesmo muitos projectos chumbados, é de pressupor que os que foram aprovados são os melhores, e por consequência têm enorme capacidade de gerar riqueza.
Assim sendo, é também de pressupor que os projectos aprovados seriam capazes de ter sucesso sem nenhum tipo de apoio.
Como é então possível que estejam com tão graves problemas de tesouraria?

2 – Vamos ser sérios, eu apresentei um projecto no primeiro concurso que foi chumbado, eu estou absolutamente convencido que o projecto tinha capacidade para sobreviver sem nenhum tipo de ajuda. Acontece que não tenho capacidade financeira para o implementar sem apoios.

3 – Existe aqui qualquer coisa de muito estranho: como é possível que um projecto que foi chumbado poderia sobreviver sem ajudas, e os projectos que foram aprovados não conseguem sobreviver por si só?
É CAPAZ DE ME EXPLICAR ESTA SITUAÇÃO SOBRENATURAL … ???

4 - A minha dúvida é muito mais avassaladora do que a sua ...
Será que foram mesmo aprovados os melhores Projectos ... ???


Alexandre
.
Anónimo disse…
será que este projectos não pedriam ser aprovados tassitamente, por falta de resposta em tempo útil?
José Martino disse…
Eu não o posso desiludir quanto à minha honestidade intelectual porque nunca o iludi, ao Senhor nem a ninguém. Quero clarificar posições, tento interpretar o que se passa à minha volta, a informação que me chega ou a que tenho acesso, penso pela minha cabeça, tenho as minhas ideias, tenho interesses e tenho uma visão do mundo. Gosto do debate de ideias através de documentos, pois de posições diferentes, normalmente constroem-se melhores soluções, todos saímos enriquecidos e Portugal, o bem público, fica melhor servido e acautelado.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM