Perfil (Desejável) do Próximo Ministro da Agricultura

1- Ser militante do(s) partido(s) que formar(em) governo. O estatuto independente do actual Ministro da Agricultura tirou-lhe poder de decisão e força para se impor ao aparelho do PS. Houve muitas nomeações de dirigentes de topo e intermédios no Ministério da Agricultura impostas pelo partido que tiraram operacionalidade às ideias e definições que o Ministro queria impor e implantar no terreno.

2 – Será alguém do círculo de Capoulas Santos, se o PS formar governo (os nomes mais ventilados nos corredores do Ministério são: Ascenso Simões e Miguel Freitas) ou das relações de Sevinate Pinto, se pertencer ao PSD a chefia do governo (neste caso, não possuo informação para indicar os nomes de quem se fala). Em qualquer dos casos não descarto a hipótese de haver coligação com o CDS/PP e seria interessante ser o Paulo Portas o “Ministro da Lavoura”.

3 – Será desejável que o Ministro da Agricultura possua força política perante o Primeiro-Ministro para conseguir ter como Secretários de Estado pessoas da sua confiança pessoal e os gabinetes sejam formados sem os habituais “controleiros do partido” (pessoas impostas pelos partidos para passarem a informação diária e corrente do funcionamento do Ministério para o aparelho partidário). Que o poder do Ministro seja forte para conseguir nomear quem deseja para ocupar os principais lugares de direcção do Ministério, sem haver imposições do partido, via primeiro-ministro.

4- Que a força política do Ministro seja a suficiente para conseguir a contrapartida financeira nacional necessária para gastar todo o dinheiro disponibilizado pela União Europeia através do ProDeR (“Dos 4172 M€ disponiveis no ProDeR não seja devolvido a Bruxelas um único cêntimo”)
Foto: www.dreamstime.com

Comentários

José Silva disse…
Já ganhou o dia!
E a época/legislatura.
E a viragem na Agricultura.
Obrigado pela coragem de chamar as coisas pelos nomes, pelo sentido de oportunidade, pela clarividência e até pelo humor construtivo que deixa no ar.
Melhor... só falta acontecer.
Valente desafio!
Anónimo disse…
.
em relação ao Paulo Portas ...
estava a falar a sério ou a ser sarcástico?

Alexandre
.
Anónimo disse…
Gostei bastante da coragem de colocar nomes no texto.

Mas os nomes indicados Ascenso Simões e Miguel Freitas são apenas tiros para o ar, ou são tiros para matar... é que não pode haver pior coisa do que, nesta fase, se falar em nomes...

De qualquer forma, considero Ascenso Simões um nome a equacionar, forte no aparelho e conhecedor da realidade rural e não um "menino dos corredores de lisboa", faz falta na agricultura uma pessoa do mundo rural e nesta caso de tras-os-montes.

Estranho é ser um Secretario Nacional do Partido e não aparecer nas Listas das Legislativas ...

Abraço

Francisco Terra

franciscoterra1974@gmail.com
José Martino disse…
Estou a falar a sério relativamente ao Paulo Portas. Trata-se de um político que tem tentado erguer a bandeira da agricultura. Se tiver o poder vai querer mostrar serviço. Terá força junto do(a) Primeiro(a)-Ministro(a) e do Ministro das Finanças.

Os nomes dos ministeriáveis são os falados e o que me dizem alguns amigos militantes do PS, já andam em campanha no partido para chegarem a Ministros. O Ascenso Simões não estará na lista de deputados por estar na lista para Ministro?

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM