Continuam as incertezas na gestão dos processos que dependem do Ministério da Agricultura.

As aprovações dos projectos da Acção 111 do ProDeR (ajudas ao investimento na agricultura e agro-indústria) continuam atrasados um pouco por todo o país, mas sobretudo na Região Norte. Dizia-me hoje, um alto dirigente do Ministério da Agricultura, que as aprovações estavam praticamente dominadas excepto na Região Norte. As contratações dos projectos aprovados “são um calvário sem-fim, sendo a grande responsabilidade do Ministro Jaime Silva, porque escolheu e deu carta-branca à Dra. Rita Horta para gerir o ProDeR como entendesse”. Neste período de campanha eleitoral, José Sócrates, perante o extenso rol de queixas que ouviu nos contactos de rua, chamou para o esclarecer sobre os atrasos no ProDeR, dois directores gerais do Ministério da Agricultura, militantes do PS e não como seria expectável, o Ministro Jaime Silva (demonstra o peso político que Jaime Silva tem junto de José Sócrates).

O VITIS teve que ser prorrogado por mais um mês e espera-se que o mesmo aconteça com a apresentação dos Programas Operacionais das Organizações de Produtores. As dificuldades e indefinições são constantes.

A pressão constante sobre o Ministério da Agricultura é de tal ordem que falta a calma necessária para os seus dirigentes terem o discernimento e bom senso necessário para exercerem as suas funções de forma eficaz e eficiente. Espero que com o novo governo esta calma chegue ao Ministério da Agricultura, sobretudo para bem dos agricultores.


P.S. – Há alguma expectativa com a vitória do PS nas eleições do próximo domingo, que alguns dos meus amigos militantes deste partido, irão reunir-se amanhã numa espécie “governo sombra para a agricultura”. Estou ansioso por saber "as novidades" deste Encontro, mas sobretudo pela "agitação" da próxima 2.ª Feira….

Comentários

Anónimo disse…
.
Porque será que eu tenho a estranha sensação de que depois das eleições serão comunicadas aos Promotores muitas decisões sobre os Projectos ... ???

SABOTAGEM ... !?!

Alexandre
.
Anónimo disse…
.
.
Ou corrupção?

BdE
José Silva disse…
Então,

Há novidades... ou ficaram à espera das declarações do PR?

Penso eu de que...
Anónimo disse…
.
Naaaaaaaa, infelizmente a coisa é bem mais grave ...
Devem estar à espera que o Paulo Portas chegue a Ministro da Agricultura!

Alexandre
.
Anónimo disse…
E não seria uma boa oportunidade de vermos resolvidos os 'eternos' problemas da Lavoura (e das Pescas e das Feiras) duma vez?

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM