Expectativa que o próximo Ministro da Agricultura assuma uma Política Específica para a Agricultura Portuguesa!

Na tarde deste Sábado visitei um potencial interessado em apresentar uma candidatura aos apoios do ProDeR investimento.

Gostei de ouvir a sua história: em 1988 instalou-se como Jovem Agricultor, deixando a sua profissão de empregado de escritório, investindo 25 000 contos em instalações pecuárias para 12 vacas leiteiras, assumindo os 5 hectares das terras de família. Mais tarde teve que tomar a decisão se ampliava a exploração (nunca conseguindo atingir a escala mínima para ser competitivo por falta de terra disponível para área forrageira), ou vender as vacas e a quota leiteira. Decidiu terminar com a exploração leiteira e mostrou-se satisfeito com a decisão, pois vendeu a quota leiteira e as vacas por preços muito altos, “pico da procura”, e escapou à actual crise desta fileira. Passou para a produção de bovinos de engorda em part time (conseguiu emprego como funcionário público) e nesta altura chegou à conclusão que a actividade que desenvolve, alia a limitação de escoamento do produto à sua deficiente rentabilidade. O Ministério da Agricultura não deveria ter uma Política para esta Fileira e para a Agricultura Portuguesa? O que se aprendeu, quanto a economias de escala, desenvolvimento das fileiras a médio/longo prazo, etc. com a experiência dos três Quadros Comunitário de Apoio e o que se incorporou no ProDeR que o tornou melhor que os sistemas de ajudas anteriores?


Os 5 hectares de terreno que possui têm aptidão de solos e clima para a cultura do kiwi. Neste caso, a dimensão da actividade é o 1.º patamar na sua economia de escala porque pode profissionalizar a actividade (um trabalhador a tempo inteiro faz a maioria das operações culturais). Os investimentos a realizar são baixos porque não necessita de investimentos em melhoramentos fundiários.

Com base no conhecimento que hoje possuímos sobre esta sub-fileira a implantação de um pomar de kiwis é uma excelente decisão. Será uma boa decisão se for avaliada dentro de 5 anos? E a 10 anos? Ou se for daqui a 15 anos? Como estará esta fileira no fim destes períodos temporais?

Na minha opinião, o Estado deveria ter feito os estudos e análises necessárias para responder às questões colocadas nesta e nas restantes fileiras ou Portugal irá continuar a esbanjar fundos europeus e nacionais, tal como aconteceu nos três quadros comunitários anteriores. A inversão da situação actual levará à existência de uma Política Própria para a Agricultura Portuguesa. Tenho esperança que o próximo Ministro da Agricultura a venha a definir como objectivo de Alto Interesse Nacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM