Ideias/Acções para a Agricultura da Proposta de Programa de Governo do PS, que são a Antítese da Política de Jaime Silva

Jaime Silva não conseguiu dominar o ProDeR, o PS propõe: “a) Readaptar, flexibilizar e simplificar a execução do PRODER, por forma a atingir um universo ainda mais alargado de beneficiários…” . Sendo o ProDeR a bandeira de Jaime Silva, para ele está a funcionar bem, porque que é necessário que a 1.ª Proposta do PS seja uma intervenção profunda neste Programa de apoio aos agricultores? O principal problema do ProDeR não funcionar advém da má reestruturação do Ministério da Agricultura, a qual foi realizada criando um clima contra os funcionários do Ministério, situação esta promovida pelo Ministro.

Jaime Silva disse que não havia crise na agricultura, o PS propõe: a) …. crise global, que também atinge o sector agrícola e o mundo rural;”

Jaime Silva deu muitas e variadas vezes a fileira do leite, como o exemplo a seguir por outras fileiras, quanto a eficiência e organização e veio-se a demonstrar o contrário: que precisava de tanto ou mais apoio que as outras fileiras estratégicas. O PS escreveu o seguinte.” b)…como é o caso do leite, através de programas adicionais de apoio específico;”

Jaime Silva impôs a modulação voluntária, diz o PS: ”c) …deverá ser cancelada a ”modulação voluntária”;

Jaime Silva diz que enfrentou os lóbis, hostilizou as Organizações de cúpula dos Agricultores, cortou-lhes apoios financeiros, tentou eliminá-las como interface na prestação de serviços entre o Ministério da Agricultura e os agricultores, o PS escreve que vai fazer o oposto: “ d) Criar um Programa de Apoio às Estruturas Representativas do Sector Agrícola e Rural, visando uma maior inter-acção com os agricultores e o mundo rural;”.

Jaime silva cortou os apoios à electricidade verde, o PS propõe: ”… apoios para a energia verde;

Jaime Silva empenhou-se politicamente na reestruturação do sector Cooperativo sem sistema de apoios específicos (Exemplo: a Viniverde, sociedade anónima detida por adegas cooperativas da Região dos Vinhos Verdes, teve o apoio politico e pessoal do Ministro e está com graves problemas porque lhe faltem os apoios financeiros, que o Ministro não criou). Ouvi membros do actual Governo dizerem-me que as Cooperativas não deveriam ter ajudas majoradas porque são iguais às empresas, o PS vem agora emendar a mão: “g) Criar um Sistema de Apoio à Concentração de Cooperativas Agrícolas, com o objectivo de promover a profissionali­zação, a organização para o mercado, a obtenção de economias de escala e a cooperação estratégica;”.

Comentários

Anónimo disse…
.
Os atrasos no PRODER, são das poucas questões de fundo em que "lóbistas" e "não-lóbistas" estão de acordo ...
Por isso é perfeitamente normal que se tente melhorar nesta questão.
Não existe aqui nenhuma antitese, apenas uma proposta para se poder melhorar a situação.

Quanto ao resto são apenas questões menores ...
E, além do mais, salvo erro, a Fileira do Leite já tem apoios especificos.

Alexandre
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM