O Prof. Francisco Avillez toma posição pública contra o Ministro Jaime Silva!

O debate sobre o tema está interessante. Vamos continuá-lo!

Se o bioetanol não avançou em Portugal com a produção de milho, devido ao lóbi do petróleo, não será um indicador da fraca força política do Ministro Jaime Silva dentro do governo PS?


A frustração do Prof. Francisco Avillez face ao Ministro Jaime Silva não terá a ver com a forma como o Ministro actua, 1.º diz que sim a todas as propostas, 2.º motiva os interessados para que façam uma proposta mais ambiciosa, mais ampla e de maior valor e 3.º, mais tarde, não pode apoiar a proposta porque o ministro das finanças ou a lei o impedem (este exemplo/experiência de actuação do ministro já aconteceu comigo, enquanto dirigente da APK - Associação Portuguesa de Kiwicultores)?


Além disso, sendo o Prof. Francisco Avillez uma pessoa idónea, que se pauta por elevados padrões morais (conheço-o pessoalmente) não acredito que seja na base do impedimento do processo de produção do bioetanol que iria assumir a posição pública tão dura para com o PS, do qual assume ser simpatizante. Aliás, o seu artigo no Agroportal indica as razões objectivas que justificam este seu Acto.


Ontem, um amigo que pertence ao gabinete dos Membros do Governo, comentava estar profundamente admirado com esta tomada de posição pública, que explica pela possibilidade que o Prof. Francisco Avillez assume, o Primeiro-ministro não descartou a hipóteses de reconduzir o Ministro Jaime Silva, embora na sua opinião, “o Prof. cometeu um erro de análise porque o Programa com que o PS se candidata às eleições de 27 de Setembro é a antítese de tudo o que Jaime Silva fez durante o seu mandato no governo e portanto, é nula a probabilidade de Jaime Silva ser reconduzido no cargo”

Comentários

JRNA disse…
Se o progama é a antítese do que o Jaime Silva fez, então é porque o PS / Sócrates não concorda com o que ele fez. Pergunta básica: porque não o demitiu em tempo útil?
José Silva disse…
Isso da/s demissão/ões é outra conversa e dá para entender por que não a/s terá feito.

Também podemos 'puxar' pela memória e ver quem eram as alternativas e o que foi dito a respeito da escolha...
Anónimo disse…
.
1 - A resposta à sua pergunta é claramente NÂO.
Neste caso concreto, o lóbi BOM venceu o lóbi MAU. O Ministro Jaime Silva, e mais uma vez, no caso do bioetanol teve a clarividência de perceber qual era o lóbi BOM.
OS COMBUSTIVEIS FOSSEIS SÃO MUITO MAIS BARATOS DO QUE O BIOETANOL PRODUZIDO ATRAVÉS DO MILHO ... !!!

2 - A questão da idoneidade dava para escrever uma Enciclopédia. Eu não ponho em causa a boa vontade do Prof Avillez, mas parece-me que na questão do bioetanol, a sua ligação pessoal ao caso, acabou por lhe tolher a capacidade de raciocinio.
Saber manter a distância e conseguir uma capacidade analitica idónea ...
É MUITO MAIS COMPLICADO DO QUE PARECE!

Alexandre
.
Subversivo disse…
O que eu queria dizer (post anterior) é que este assunto não pode ser visto de uma perspectiva puramente económica, já que para ser competitiva, a GALP teve ao longo dos anos muitas e muitas ajudas do nosso bolso. O bioetanol era uma solução ambiental e economicamente satisfatória e que, integrada, podia satisfazer muitos sectores. Por exemplo, o dinheiro nacional que foi investido na fábrica de beterraba foi para o galheiro. Hoje, essa fábrica recebe matéria prima importada, quando podia processar produtos portugueses. Podia produzir bioetanol nacional! Aliás esse plano integrado existe e é aplicado por essa Europa fora, nomeadamente em França.

Quanto ao resto, só quis chamar a atenção para a hipocrisia europeia face a países como o Brasil por exemplo.

Não fazemos na Europa, mas importamos dos “pobrezinhos” (que estão economicamente muito melhor que nós) que não só lixam o ambiente, como produzem com mão de obra quase escrava, rebentando sistematicamente com o rendimento dos agricultores europeus e, portanto, dos portugueses também.

O Silva, pelos vistos, é a favor disto (não penso que seja falta de peso no conselho de ministros), já que mostrou não ter qualquer sensibilidade para o mundo rural e para a agricultura; aliás, suspeito que ele se envergonha das suas raízes rurais, salvo o erro, de Almeida. E, neste assunto, penso que não será o único no governo. Só assim pode ser explicada tanta insensibilidade social e económica para com um sector que unicamente pretende sobreviver, contribuindo para o ambiente, economia e ordenamento do território.

Ou muito me engano, ou há-de perceber rapidamente que, quem tentou privilegiar ao longo destes 4 anos se vai marimbar para ele, já que não merece o respeito nem dos que prejudicou, nem dos que tentou ajudar e, portanto, concordo com um eventual erro de avaliação. Mas tudo tem limites e, o do Professor, foi há muito ultrapassado.

Quanto às ganzas, penso sinceramente que prejudicam o normal desenvolvimento do cérebro, especialmente na juventude.
José Silva disse…
Quem tem dúvidas?
Anónimo disse…
.
.
Ministro da Agricultura acusa Paulo Portas de «pura manipulação»
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, considerou hoje «pura manipulação» as declarações do líder do CDS-PP sobre os fundos europeus e desafiou-o a mostrar a carta da Comissão Europeia aos jornalistas.

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=148304
Anónimo disse…
.
1 - Eu Agnóstico, só me apetece gritar: POR AMOR DE DEUS! POUPEM-NOS!

2 - Há quem defenda que é a nossa atávica aversão ao risco, quanto a mim, e mais uma vez volto a insistir, o maior problema de Portugal é, de longe, o défice de honestidade intelectual.
Para agravar as coisas, muitas pessoas quando fazem um esforço para ser sérias, acabam por resvalar para o dominio da alienação.

2 - As principais Leis do Mercado são bastante simples, e com a Globalização são irreversiveis.
Se numa Estação de Serviço houver gasolina ( combustivel fóssil ) a 1 Euro/litro e bioetanol a 2 Euros/litro ...
Acham que os automobilistas vão encher os depósitos com qual?
Com a mais ecológica ou com a mais barata ... ???

3 - Se os produtores de milho estão à espera que ele se valorize através do bioetanol ...
O melhor é mudarem de Galáxia!
Ou pelo menos de Continente!

4 - NENHUM PAÍS EUROPEU IRÁ APOSTAR NO BIOETANOL PRODUZIDO COM MILHO ... !!!

5 - PONTO FINAL!

Alexandre
.
Subversivo disse…
O problema é que apostam... produzido bioetanol a partir de milho e beterraba. A colza também pode ser opção, mas não é fácil a sua produção nas nossas condições edafo-climáticas. Aprofundar matéria, estudando o caso francês!
José Martino disse…
Caro Alexandre,

Para quem a 15 de Setembro escreveu neste blogue que nunca ouviu falar do Prof. Francisco Avillez, noto que a 18 de Setembro está muito bem informado sobre o envolvimento do Prof. no processo do bioetanol, mostrando-se um conhecedor profundo sobre a sua idóneidade, sendo lapidares as suas palavras:

"A questão da idoneidade dava para escrever uma Enciclopédia. Eu não ponho em causa a boa vontade do Prof Avillez, mas parece-me que na questão do bioetanol, a sua ligação pessoal ao caso, acabou por lhe tolher a capacidade de raciocinio.
Saber manter a distância e conseguir uma capacidade analitica idónea ...
É MUITO MAIS COMPLICADO DO QUE PARECE!"

Fez demasiado depressa e muito bem o trabalho de casa (tem acesso a informação privilegiada no MA?) ou caso contrário, parece confirmar-se o ditado popular:"apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo"

Parabéns pelos progressos feitos!

Estou a gostar da evolução das N/ discussões!

Respeitosos cumprimentos,
José Martino disse…
O Primeiro-Ministro não demitiu Jaime silva em 2008 porque é teimoso, mas se na altura soubesse o mesmo que hoje, não tenho dúvidas que o teria feito. Aliás, porquê fazer um Programa Eleitoral, eventual Programa de governo que é a antítese do que fez o Ministro Jaime Silva?
Anónimo disse…
.
Porquê antitese?

Acha que se o PS for Governo ...
O novo Ministério da Agricultura vai contratar mais funcionários?
O novo MA vai apostar nos biocombustiveis produzidos com milho?
O novo MA vai anular as Fileiras Estratégicas?
.
José Martino disse…
Deve ler o Programa e verifica que praticamente tudo é a antitese da política dos últimos 4 anos. Ou será que na sua opinião a proposta apresentada aos portugueses para sufrágio não é para cumprir?
José Martino disse…
Deve ler o Programa e verifica que praticamente tudo é a antitese da política dos últimos 4 anos. Ou será que na sua opinião a proposta apresentada aos portugueses para sufrágio não é para cumprir?
Anónimo disse…
.
Para mim estas são as 3 principais marcas do Ministro Jaime Silva:
- Reestruturação do Ministério;
- Independência em relação aos lóbis;
- Criação das Fileiras Estratégicas.

Desafio-o a apontar especificamente uma medida do Programa Eleitoral do PS, que esteja em clara contradição com alguma daquelas marcas ...

p.s - Óbviamente, era bom que os partidos quando cheguem ao Governo, cumpram os seus Programas Eleitorais.
Marcariam muitos pontos na questão da idoneidade intelectual.

Alexandre
.

Alexandre
.
Anónimo disse…
Repare que há certas coisas que não são objectivos cumpridos mas sim obrigações. Ser independente em relação aos lóbis não é mais do que uma obrigação enquanto politico democraticamente eleito. Lá por haver quem não o seja, não quer dizer que quem seja mereça um prémio...
Quando fala da criação de fileiras estratégicas, considera que a do leite não é?


FG
Anónimo disse…
.
1 - Aqui há uns anos atrás, haviam centenas ( ou mais ) produtores de betarraba.
Hoje em dia não existe nenhum ... a DAI trabalha com cana de açucar importada do Brasil.

2 - Aqui há uns anos atrás, haviam milhares de produtores de tomate para industria, hoje em dia são apenas ( salvo erro ) poucas centenas, ou nem isso.
Sobreviveram apenas aqueles que tinham/conseguiram escala ...

3 - No caso do leite, e mais uma vez, parece-me que veio ao de cima a clarividência do Ministro ...
Tal como no caso do tomate para industria, só conseguirão sobreviver aqueles produtores que têm/conseguirem escala.

4 - Apesar da minha posição não estar inexpugnávelmente fundamentada ...
Com os actuais dados, parece-me que a fileira do leite não reúne condições para ser Estratégica.

5 - Apesar disso, salvo erro, existem ajudas especificas para essa Fileira ...

Alexandre
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM