Novo Comissário da Agricultura: Dacian Ciolos

Durão Barroso nomeou para Comissário da Agricultura o romeno Dacian Ciolos.
Trata-se de um político ligado às questões da vitivinicultura, o que pode resultar por parte da Comissão Europeia numa abordagem mais estreita aos problemas desta Fileira.
São afirmações do putativo Comissário, que nos criam algumas boas expectativas:

"Eu conheci, compreendi e vivi a Europa, porque eu tive a oportunidade de conhecer as pessoas, as suas casas, a sua cultura, os seus valores, o seu desejo de compartilhar. Se todos os políticos chegassem a descer nos territórios, a apreciar os "terroirs", a dar aos seus cidadãos o gosto de viajar e de conhecer a vida ao lado deles, então a Europa ia fazer mais sentido."

"A PAC permite-nos manter nos nossos territórios produções tradicionais, factores de emprego, essenciais para o desenvolvimento rural e para o ordenamento do território. Não se trata apenas de competitividade. Vão ser necessários instrumentos de regulação do mercado. Foi o que aconteceu nos serviços financeiros e nós tivemos uma crise grave. Corre-se o mesmo risco com os alimentos dizendo que o mercado vai fazer tudo. Temos de construir um modelo alimentar europeu.

"A Comissão tem de aprender a aproximar-se mais da base. Assim, será melhor discutir e negociar com os parlamentares que muitas vezes têm uma abordagem mais local do que os Ministros".


Espero que após a sua aprovação para o cargo de Comissário pelo Parlamento Europeu passe das palavras aos Actos.

Comentários

JRNA disse…
Vamos é lá ver se o J.Silva não vai parar ao gabinete do Comissário, tal como dizem algumas más linguas que por aí andam...
Anónimo disse…
.
Já tomei providências ...
Vai ser expulso da Via Láctea!

Alexandre
.
Anónimo disse…
.
Ou talvez não ...

Mas deviam ficar contentes, já temos um Comissário da área dos vinhos ...
Também é preciso alguém da área dos Horticolas!

Alexandre
.
José Martino disse…
O fantasma do Ex-Ministro Jaime Silva paira sobre alguns dos meus leitores.

Que "estragos" pode fazer o homem se fizer parte do Gabinete do Novo Comissário da Agricultura?
JRNA disse…
A questão não é essa; uma pessoa que fez o que este senhor fez, não pode ser premiada... Já é altura de se começarem a imputar responsabilidades a quem de direito. O que tem acontecido são situações do tipo, "erraste, então toma lá um lugar em Bruxelas a ganhar bem e vê lá se te calas..." Acho inacreditável!
Anónimo disse…
Onde estão calculados as perdas do atraso do PRODER? Onde estão ás responsabilidades desses atrasos, bem como o incumprimento dos prazos? Onde estão os dinheiros não aplicados? Onde estão calculadas ás consequências ao nível do desenvolvimento rural? Quem é responsabilizado por este incumprimento? Cada um de nós é responsabilizado pelos seus actos de gestão, sejam bons ou maus, mas estes senhores não o são...Este regime de coisas permite esta impunidade, e temo que enquanto não se mudarem ás regras não poderemos ter grandes aspirações!!

Pedro Sampaio
JRNA disse…
Concordo plenamente!
José Martino disse…
A questão é a seguinte: se o ex-ministro Jaime Silva fizer parte do gabinete do novo Comissário é sinal que houve empenhamento do governo português para o efeito? Ou trata-se de um funcionário da Comissão que conhece bem os meandros do poder europeu e consegue um lugar por sua conta e risco?
JRNA disse…
Que conhece bem os meandros não tenho dúvida, mas para estes cargos é sempre preciso um empurrão, sobretudo porque obedecem a equilíbrios entre os diferentes estados membros.
JRNA disse…
Como havia sido previsto, o Silva está no gabinete do Comissário (expresso de hoje). Agora, só podemos ter esperança no PE para que se diga que é um escândalo que um tipo destes tenha um lugar desdes. É o princípio de Peter aplicado na perfeição!!!!

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM