Temos Ministro da Agricultura!

Hoje participei numa reunião com o Ministro da Agricultura e os dois Secretários de Estado. Verifiquei que existem grandes diferenças, para melhor, entre o Ministro António Serrano e o Ex-Ministro Jaime Silva.

O actual Ministro estuda pessoalmente os dossiers, faz equipa com os seus Secretários de Estado, possui vontade política e bom senso para encontrar soluções práticas para resolver os problemas.

Estou expectante positivamente quanto à estratégia que propôs para apoiar o projecto que apresentamos ao Ministério da Agricultura. Espero ficar cliente….

Comentários

Anónimo disse…
São sem dúvida palavras animadoras. Veremos se o ministro finalmente desata o nó do, (como lhe chama), PRO(ATRASO) . PRODER
Anónimo disse…
.
Esperemos que sim, que o ( novo ) Ministro ponha rapidamente o PRODER sobre carris ...
Parece-me que é de longe a questão prioritária!

Alexandre
.
Anónimo disse…
Na minha perspectiva o que o ministério deveria ter como principal meta, era a definição de um plano estratégico para a Agricultura, passar das palavras aos actos. Apoiar as áreas em que somos competitivos, um plano a 10-20 anos, e tornar a agricultura competitiva pela diferenciação e qualidade dos nossos produtos. Temos uma agricultura pouco profissionalizada, uma iniciativa privada muito fraca,um ministério que nada promove, por isso neste estado de coisas temos todos muito que reflectir...
Anónimo disse…
Isto é nada serve termos fundos comunitários se não existe uma linha estratégica de implementação destes. Estes deveriam ser aplicados numa lógica consertada, numa lógica única de desenvolvimento global do País, em que os agentes se interligassem com um objectivo comum.
Jorge disse…
Ouviste a entrevista do ministro na antena 1? pareceu-me ver uma luzinha ao fundo do túnel...Teremos homem?

Jorge
José Martino disse…
Acho muito interessante os V/ comentários que com base neles vou pô-los à discussão como tema de debate n.º 4
Anónimo disse…
Caro José Martino,

Congratulo-o por se rever nos meus comentários. Não posso deixar de realçar também, o papel importante que aqui promove como dinamizador de ideias, consciência crítica, enfim um "esmiuçar" dos temas do mundo rural.

Pedro Sampaio
José Martino disse…
Caro Pedro Sampaio,
Agradeço os seus comentários.
Tem alguma ideia como conseguir elevar-se a massa crítica (consciência crítica) dos agentes do mundo rural? (Esta questão é extensiva a todos leitores)
Anónimo disse…
Não é fácil responder ao seu repto!!
Lembro-me das coisas que me fizeram crescer pessoalmente e profissionalmente, foram sempre os contactos com figuras com provas dadas e trabalho feito, os bons professores, os bons empresários em suma os bons profissionais. Não poderemos neste aspecto, esperar grandes contributos através de reuniões com agricultores comuns, que apesar de todo o mérito no seu trabalho, penso não contribuírem nada para essa massa crítica. E isso vê-se bem pelas feiras profissionais do sector, que servem sobretudo para encontrar os amigos, beber uns copos e comer presunto... Na minha opinião seria pegar nos casos de sucesso, notar as dificuldades que os mesmos vão sentindo ao nível interno e externo, e replicar essas mesmas realidades. O papel dos mercados é essencial, as grandes distribuidoras as exportadoras são figuras activas nesta mesma discussão. Depois por ultimo o estado, na figura do ministério da agricultura, como regulador e fiscalizador destas actividades. O triângulo entre Empresários/Investigadores - Comercio Interno e Externo - Ministério Agricultura poderia ser uma ideia a explorar...


Pedro Sampaio
José Martino disse…
Aproveitando a ideia de pedro Sampaio gostaria de obter neste Fórum o testemunho de agricultores de sucesso! Será pedir muito?
Anónimo disse…
Parece ser óbvio que um dos grandes problemas da nossa agricultura, não está nas potencialidades do sector, nem mesmo em mais ou menos apoios.
De apoios vive já a Agricultura e se são compreensíveis e desejáveis, para a fase de investimento e como incentivo aos jovens, já não são tão compreensíveis quando os subsídios são para a produção. Parece-me que o grande problema está nos Agricultores que continuam a não saber gerir os seus negócios, nem se adaptar a uma nova realidade. De facto o Mundo mudou e na agricultura também. Sobrevivem e têm sucesso aqueles que melhor compreendem os tempos em que vivemos. Estou plenamente de acordo quando aqui se diz que o agricultor é regra geral pouco profissional, mas não esqueçamos a enorme falta de formação no sector agrícola. Refiro-me não só a formação e conhecimento técnico.
A grande maioria dos agricultores continua apenas a produzir, equecendo-se que o negócio é muito mais do que simplesmente produzir. De que serve produzir se não vendermos bem? Obviamente não se vende bem quando, nos entregamos de olhos fechados nas mãos das grandes superfícies e grandes distribuidoras. Quando não se desenvolve um bom trabalho trabalho comercial, de valorização do produto e promoção do mesmo, dificilmente não viveremos numa situação vulnerável.
Para tudo isto é de facto necessário saber muito mais do que produzir. É preciso ler, investigar, ir para a net, enviar e-mails, fazer telefonemas, participar em conferências, etc, etc...um mundo novo, talvez demasiado novo para a grande maioria dos agricultores.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM