Um processo Kafkiano que decorre no Ministério da Agricultura.

Um viticultor candidatou-se em 2008 às ajudas da União Europeia para reconversão da sua vinha (candidaturas designadas por “VITIS”). Para tal apresentou o seu projecto através de uma “Candidatura Agrupada” promovida pela Adega Cooperativa da qual é associado. Recebeu a comunicação da aprovação da candidatura, assinou o respectivo contrato de ajudas, procedeu à implantação da nova vinha e por fim, apresentou o Pedido de Pagamento das Ajudas. Até este ponto, com maiores ou menores dificuldades, o processo evoluiu dentro das suas vicissitudes normais da burocracia do Ministério da Agricultura (abstenho-me de as descrever porque o que escrevo a seguir é bem mais grave).

Para receber as ajudas a quem direito tem que haver uma vistoria de controlo à sua vinha. Até hoje não houve vistoria ao projecto porque o sistema informático tem que emitir, previamente à visita ao terreno, um Relatório da Candidatura, o qual por deficiência do sistema informático sai em branco. O técnico da Direcção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) a quem incumbe fazer a vistoria já enviou para Lisboa dois pedidos a comunicar a falha e a solicitar para que repararem o sistema informático. Como esta falha ainda não foi reparada o processo está parado. Telefonou-se para a DRAP e informam que não podem fazer nada sem Lisboa resolver o problema. Telefonou-se para Lisboa e dizem que não podem fazer nada porque é a DRAP que tem de resolver o problema.

Certamente concordam comigo que se trata de um excelente exemplo de processo kafkiano!

Comentários

Anónimo disse…
.
É obra, nem Kafka ...
Conseguia ser tão Kafkiano!

PORTUGAL NO SEU "ESPLENDOR" ... !!!


Alexandre
.
José Martino disse…
Tive hoje que procurar documentos sobre as propriedades que possuo e descobri que em 1939, o meu bisavô já sofreu de um imbróglio burocrático kafkiano. Li a cópia de uma carta que escreveu à "hidráulica" enviando a cópia de um recibo do pagamento de uma licença e pedindo para lhe ser considerado e portanto que fosse emitida a licença porque não tinha culpa que a Entidade tivesse extraviado o processo e o tesoureiro não podia esclarecer o caso porque tinha falecido.
O Estado Português não consegue inovar nos entraves que cria aos seus cidadãos!

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM