XXVI edição da Festa do Castanheiro / Feira da Castanha, Marvão

Visitei a Festa do Castanheiro / Feira da Castanha, a qual decorre hoje e amanhã na Vila de Marvão.

Fiquei muito bem impressionado, pois das várias festas que visitei sobre a promoção da castanha, esta é sem dúvida aquela que está melhor conseguida e organizada. Envolve quatro magustos com castanha assada e vinho, a venda das castanhas e o seu emprego na gastronomia.
Para ajudar à atracção há o envolvimento de dezenas de artesãos (artesanato de alta qualidade) e produtores regionais (doces, produtos agrícolas, licores, queijos, enchidos, etc.) dispersos pelas ruas principais de Marvão, instalados em edifícios municipais, públicos (por exemplo, a entrada da repartição de finanças estava ocupada com artesanato) associativos e particulares (várias garagens e R/C). Dificilmente se consegue encontrar em Portugal um ambiente festivo tão genuíno como eu o senti neste Sábado em Marvão.

São precisas mais festas deste tipo, incidindo nas grandes cidades para dar um forte impulso à valorização da castanha portuguesa promovendo o seu consumo nas suas várias utilizações na gastronomia, tornando-as alternativas à castanha assada.

Comentários

Fernando disse…
Uma excelente descrição da Feira da Castanha/Festa do castanheiro, mas para nós, residentes, comparando com os primeiros anos falta a parte cultural, animação de rua, os colóquios sobre as doenças dos castanheiros... enfim... um sem número de iniciativas que se foi perdendo com os anos. Outras tantas em que precisamos de inovar.
José Martino disse…
Acredito que se sinta desiludido, mas recomendo-lhe que visite as outras Feiras da Castanha que decorrem um pouco por todo o país e certamente dará maior valor ao que tem na sua terra.É preciso muito trabalho e dedicação para se obter o que vi ontem em Marvão! Tenho organizado muitos eventos agrícolas e nunca cheguei ao alto nível de envolvimento que tem no seu concelho.
Concretamente, o que se poderia fazer melhor?

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM