Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2009

"Quivis nacionais atigem produção recorde em 2009"

Imagem
P.F. clicar na imagem para ampliar.

As Autarquias Portuguesas e a Agricultura

Imagem
Publicado na Gazeta Rural - Edição nº 123 20 de Dezembro de 2009 Por favor clicar na imagem para ampliar.
Imagem

Projecto Refcast

Imagem
Pf clicar na Imagem para ampliar.

Nutrimais aposta na Agricultura Biológica

Imagem
Pf Clicar na imagem para ampliar.

A formula da Nova Zelândia

Imagem
P.f. clicar na imagem para ampliar.

A fileira da castanha como oportunidade do País.

Imagem
Gazeta Rural - Novembro 2009 P.F. clicar para ampliar.

Bombas de vitamina C

Imagem
Artigo publicado na revista da Deco - Proteste de Novembro de 2009 Por favor clicar na imagem para ampliar.

Kiwis de Portugal

Hoje assisti a uma Sessão Técnica do “Dia do Kiwicultor” promovido pela APK – Associação Portuguesa de Kiwicultores, na qual a Prof. Ada Rocha, nutricionista, indicou os parâmetros nutritivos que os kiwis devem possuir para terem ainda maior interesse na dieta humana. Por outro, o Prof. João Martins falou da estratégia a usar na condução da fertilização das Actinídeas (plantas do kiwi) para produzir os frutos com melhor valor dietético. Na minha opinião, acho que se for desenvolvida a investigação aplicada a este caso, não demorará muitos anos a obtermos “Os Kiwis de Portugal” com características probióticas. Vejo que haverá valor acrescentado para os frutos e ainda maior futuro para “Os Kiwis de Portugal”

Desencanto pessoal com os atrasos no ProDeR

Os dias passam, não noto melhorias nos resultados da análise das candidaturas, bem como nas contratações dos projectos (sobre os pagamentos das ajudas ao investimento não me pronuncio porque é uma guerra que ainda não começou). Parece que o Ministro António Serrano, o qual me impressionou pessoalmente pelo empenho demonstrado em resolver os problemas, não tem tropas para que o ajudem a enfrentar o grande número de processos em que o Ministério está envolvido. Os indícios de resultados não aparecem e acho que temos de passar à acção e dizer publicamente que “o rei vai nu”, o ProDeR não avança porque não há quem consiga controlar o sistema informático que o gere, a juntar à falta de analistas nas Regiões. Por favor, Senhor Ministro da Agricultura resolva estes estrangulamentos! Os agricultores portugueses agradecem.

Reforma dos Políticos!

Hoje falando com um amigo de Ponte de Lima informou-me que o meu colega do curso de Agronomia, Daniel Campelo, se encontra reformado pela política. Se este colega não está reformado por doença ou invalidez, é espantoso que um político consiga obter a reforma completa com pouco mais de vinte anos de trabalho. Qual o desgaste que sofre o político, face aos restantes trabalhadores, que justifique que os anos de trabalho contem a praticamente a dobrar para a reforma? Para haver justiça, os políticos deveriam ser melhor remunerados e os anos de trabalho dos políticos deveriam ser contados como os de todos os trabalhadores. Penso que a política tem mordomias interessantes para um técnico mudar de vida! Dei comigo a reflectir sobre o que faria se hoje tivesse direito à reforma. É fácil sonhar! É bem mais difícil enfrentar a realidade do dia-a-dia…

A eficácia de quem faz!

Hoje conheci um Professor Catedrático da Universidade de Santiago de Compostela, 44 anos, responsável pela elaboração das ferramentas informáticas e legais que colocam a terra não explorada no mercado para ser arrendada ou vendida. A lei galega obriga ao pagamento de multas por quem detém terra não explorada. O governo galego garante aos proprietários o pagamento das rendas em todos os anos de contrato, caso o arrendatário não pague e além disso, garante que no fim do contrato de arrendamento a terra é entregue em estado igual ou melhor que no seu estado inicial. O ambiente Web da gestão deste mercado de exploração da terra tem permitido que proprietários galegos residentes na América do Sul tenham autorizado a exploração dos seus terrenos. O que se está a fazer na Galiza devia ser copiado e com as devidas adaptações devia ser aplicado em Portugal. Este Professor Universitário que tem trabalho notável em muitos países, responde, quando questionado sobre como consegue fazer tanto trabal

"Portugal Foods"

Imagem
Esta tarde contactei com um projecto muito interessante de promoção da inovação na agro-indústria portuguesa. É espantoso como um empresário de sucesso extremamente ocupado, como é o caso do meu amigo João Miranda da FRULACT, assume disponibilizar parte do seu precioso tempo para liderar e implementar um projecto de interesse público denominado “PORTUGAL FOODS”. A minha homenagem a todos, tal como o João Miranda, que possuem a fibra, capacidade e espírito cívico para trabalharem no desenvolvimento da agricultura portuguesa.

Tema Debate N.º 5

1 - Qual será a margem de comercialização que a Distribuição Organizada pratica para os seguintes produtos: a) Leite, queijos, iogurtes? b) Hortofrutícolas? c) Carne de bovino, caprino, ovino e frango? 2 - Que condições comerciais, financeiras, administrativas, etc. impõe a Distribuição Organizada para além do preço? 3 - Como podemos combater as regras leoninas que a distribuição Organizada impõe aos seus fornecedores de produtos agrícolas?

Hoje foi um dia triste na minha vida – Homenagem Póstuma ao Eng. Fernando Matos

A semana passada recebi as notícias que a Feira das Colheitas promovida pela Cooperativa de Penela da Beira, bem como as suas Jornadas Técnicas marcadas para o passado Sábado, não seriam realizadas este ano devido a doença grave do presidente da Direcção da Cooperativa, Eng. Fernando Matos. Esta tarde recebi um email que comunicava o falecimento do Eng. Fernando Matos e a data das Cerimónias Fúnebres. Sofri um grande choque porque faz hoje quinze dias que estivemos juntos numa reunião em Lisboa e nessa altura, parecia respirar saúde. Como sempre, o Eng. Fernando Matos esteve bem-disposto, simpático, divertido e profissional no que diz respeito ao trabalho. Esta é a memória que guardo dele. Paz à sua alma!

Como será o amanhã?

Fonte: EUtube

O Governo e os agricultores

Imagem
["Grande Porto ", 04-12-2009 - Clique na imagem para ampliar]

O Estado Português demite-se da sua função de regulador das relações económicas

O Estado Português não se pode demitir da sua acção de regulador nas relações comerciais entre os agricultores, as suas organizações e a Grande Distribuição Organizada. Esta tenta controlar a estrutura de custos dos agricultores e da Agro-indústria para fazer reverter para si a maior parte do valor criado ao longo de cada uma das fileiras. Parece-me que o relacionamento está a chegar perto do limite do tolerável porque há fornecedores que são remunerados praticamente pela mão de obra, não sobrando qualquer valor para remunerar os riscos. Quando estes aparecem o agricultor ou a sua Organização não têm capacidade financeira para continuar a produzir. Quando a Autoridade da Concorrência auditar os contratos de fornecimento e as reuniões de negociação até à assinatura dos contratos, as relações comerciais serão mais equlibradas e justas (deverá controlar: as horas de espera dos fornecedores, as temperaturas das salas de espera, a marcação de todos os fornecedores para o mesmo período tempo

O 1.º Grande Teste Político do Ministro António Serrano

O Ministro António Serrano, segundo a agência LUSA, anunciou ontem em Torres Vedras a melhoria das linhas de crédito bonificadas aos agricultores: “As medidas têm de estar prontas este mês e dia 1 de Janeiro têm de estar disponíveis". Para mim será o primeiro grande teste político deste Ministro, conseguir provar aos agricultores e aos portugueses que lidera o Ministério da Agricultura, ou seja, que os anúncios públicos são para cumprir. Cá estaremos, se Deus quiser, no dia 2 de Janeiro de 2010 para carregar pedidos de financiamentos dos agricultores e verificar se o sistema funciona correctamente. Tenho expectativas positivas, espero que não venham a ficar defraudadas

Caminhos da Agricultura em Prol de Novo Modelo de Desenvolvimento Económico de Portugal

O Programa televisivo “Prós e Contras” de 2.ª Feira passada discutiu os caminhos para a economia portuguesa se tornar mais competitiva. Assisti a quinze minutos e a ideia que fiquei é que não há ideias para resolver as deficiências no desenvolvimento económico em 3 a 5 anos. Chegamos sempre a causas estruturais que explicam o fenómeno, mas que levam gerações a implementar e como tal não vale a pena começar (quem vai resolver o problema vai ser a geração seguinte). Uma vez mais lembrei-me de “Os Maias” de Eça de Queiroz em que esta mesma discussão, com os mesmos argumentos, já se fazia na 2.ª metade do século XIX. Nestes mais de cem anos não fomos capazes de aprender nada sobre argumentos/práticas de melhores estratégias para o desenvolvimento económico de Portugal? Na minha opinião, as coisas difíceis, complexas e estruturais têm de ser decompostas em elementos mais simples: a economia portuguesa tem de tirar partido de todas as actividades que possa desenvolver de forma competitiva, i

Olival Biológico parado há dois anos na Beira Interior

Imagem