Cansaço, Desespero e Pequenas Esperanças com o ProDeR….

Neste momento recebemos diariamente a comunicação por parte das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) de intenção de aprovação de várias candidaturas das Acções 1.1.1e 1.1.3 do ProDeR, candidaturas de apoio aos investimentos na agricultura/agro-indústria e instalação de jovens agricultores.

Estamos todos, proponentes e projectistas (mesmo os próprios analistas), tão saturados de esperar por ter na mão os contratos das ajudas, pois vivemos na incerteza do desfecho dos processos desde que começamos os trabalhos em Maio de 2008. Hoje, mesmo que o Ministério da Agricultura tenha razões objectivas para indeferir candidaturas, fá-lo demasiado fora do tempo devido, que todos nos sentimos injustiçados. Estamos desgastados porque nos deixaram no limbo uma quase eternidade de tempo, com falta de certezas quanto aos pormenores. Estamos desfeitos porque não temos certezas do prazo de tempo que teremos de esperar pela obtenção dos contratos ou pelo pagamento das ajudas. Há proponentes com as vidas suspensas há mais de dois anos…

Eu estou confortado porque verifico muitas vezes, com o desenrolar dos processos, que há nas DRAP técnicos com vontade de resolver os problemas levantados pelo ProDeR. Sinto que apesar do desespero que me acabrunha, há evolução no ProDeR e devagarinho as coisas chegarão a bom porto. A questão é: quando?

Comentários

vitormenas disse…
Entreguei um projecto de instalaçao de jovem agricultor com investimento, no fim de 2008. A DRAP emitiu parecer favoravél e remeteu à entidade gestora na passada semana. Tenho duas questoes a pôr-lhe:
Os projectos chumbam nas DRAPS ou no PRODER?
Quanto tempo acha que demora a vir uma resposta?
Grato pela atenção
José Martino disse…
Respostas:
1. Os projectos com Parecer desfavorável são comunicados através da DRAP.
2. Acho que obterá o contrato das ajudas dentro do período de 1,5 meses. Hoje tive a informação de um N/ projectos que foi contratado em quinze dias. Faço votos para que aconteça o mesmo no seu caso!
Jampa disse…
Tambem estou a compilar um projecto de instalaçao de jovem agricultor.
E gostaria de ver a copia de projectos ja aprovados, ou meio caminho andado. Muito valorizado.
Agradeco que alguem me faca isso disponivel.
Jampa disse…
Acrescento que a DRAP nao divulga exemplos de sucesso de projectos previos com base na confidencialidade.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM