Empresário Agrícola de Sucesso - Vitor Araújo

Na passada 5.ª Feira participei no 1.º dia do II Simpósio Nacional de Fruticultura, o qual decorreu na Escola Superior Agrária de Castelo Branco (4 e 5 de Fevereiro de 2010).

À partida sentia-me um pouco decepcionado com este evento porque o kiwi parecia não ter lugar no âmbito deste simpósio da Fruticultura Nacional. Estava enganado! Foi atribuído o lugar de Horticológo de Honra ao Sr. Vítor Araújo, o maior kiwicultor português, tem cerca de 200 hectares de plantações, um entreposto para conservação e normalização de kiwis com capacidade para 4000 toneladas e uma empresa de assistência técnica aos kiwicultores. Para quem com eu ouvi durante um dia vários participantes que se me queixaram da crise na fruticultura, foi excelente registar que no pequeno discurso que o Sr. Vitor Araújo fez na aceitação da distinção, que o seu objectivo era “ crescer na actividade até ao máximo que lhe fosse possível, pois por mais que cresça será sempre pequeno” face à dimensão dos seus colegas internacionais. A intervenção foi marcante, mostrou determinação, querer, objectivos empresariais bem definidos e vontade de vencer na agricultura.

É este tipo de empresários que a agricultura portuguesa necessita e que as ajudas do ProDeR e a reestruturação da propriedade agrícola deveriam ajudar a potencializar! Os pequenos e médios agricultores deveriam ter instrumentos para se tornarem grandes empresários.
É este desiderato que vai de encontro aos superiores interesses de Portugal. Será que os políticos que nos dirigem estão motivados para aprenderem com quem tem sucesso e usarem o seu exemplo para crirarem as condições para que a maioria dos agricultores o possa atingir?

Comentários

José Silva disse…
...

Parabéns e bem haja, V.A!

A sua obra motiva-nos e também nos orgulha.
Uma valiosa referência para quem perspective empreendimentos criadores de riqueza nacional!

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM