“Estamos Fritos” – não há clarificação dos processos ProDeR!


Ontem decorreu em Lisboa uma reunião entre a Autoridade de Gestão do ProDeR e o IFAP para acertarem pormenores sobre os Pedidos de Pagamento do ProDeR investimento e as notícias não podiam ser piores para os proponentes: venceu a linha fundamentalista, pois todos os pormenores da documentação que for apresentada nos processos de Pedidos de Pagamento e que não estejam de acordo com o que considerem conforme, irão servir para o ProDeR/IFAP/DRAP cortarem nos apoios a que os agricultores têm direito contratualmente.

Já vivi esta mesma situação actual do ProDeR, no VITIS de 2000: aprovaram-se candidaturas e pagaram-se ajudas e só passados alguns anos definiram as regras para avaliação das superfícies e pagamentos. Esta situação gerou que os primeiros projectos realizados de boa fé e que apresentaram os respectivos pedidos de pagamento, foram colocados em incumprimento por não conforme nos seus pormenores. Alguns anos após as contratações das ajudas é que o Ministério da Agricultura, projectistas e proponentes perceberam as regras do jogo.

Hoje estamos na mesma situação: não há nenhum responsável do Ministério da Agricultura que conseguia prever os pormenores sobre o que vai acontecer até se encerrarem os pedidos de pagamento, quais as regras do controlo e das auditorias. Sem esta clarificação o ProDeR vai continuar a correr mal porque é um jogo de sorte, uma autêntica lotaria!

Foto:Free Digital Photos

Comentários

Anónimo disse…
.
Péssimas noticias, principalmente para um apologista incondicional da transparência como eu.

Não dá mesmo para perceber ...
Porque raio de razão não definem atempadamente regras claras e transparentes para todos???

Vitor Monteiro
.
Jorge Carvalho disse…
Olá Martino,
porque será que não me estás a dar novidade alguma?
Será pelo facto de termos outro ministro feito do mesmo fermento?
"Só sei que nada sei...", mas alguém sabe, pode mas não quer saber - PORTUGAL NO SEU MELHOR!

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM