Continuam as idiossincrasias no ProDeR!

Descobri ontem que um Pedido de Apoio para um investimento a realizar na Região Centro , o qual foi analisado e aprovado na Região Norte. Pensei que tal fenómeno não fosse possivel. “Mas que existe, existe”.

Ainda não estão disponíveis os formulários electrónicos para se carregarem os Pedidos de Pagamento da mão-de-obra e tracção próprias. Esperamos estes formulários desde Novembro de 2009 para encerrarmos candidaturas. Será que algum responsável pelo ProDeR ou IFAP consegue explicar este fenómeno?

Os parcelários de investimento, para o mesmo polígono, só estão programados para aceitarem dois itens entre plantações e melhoramentos fundiários. Assim não é possivel fazê-lo com rigor para o caso das fruteiras, em que além de ser necessário marcar a plantação e as tubagens enterradas do sistema de rega, pode ser necessário incluir terraplanagem parcial, drenagens, cabinas de rega, vedações, etc. É necessário melhorar o programa. Será resolvido no curto prazo? (Falou-se pessoalmente com o Sr. Ministro da Agricultura sobre este assunto, o qual indicou que fosse remetido para as DRAP o apresentarem aos serviços centrais).

Há muitas salas de parcelário que não aceitem o carregamento dos investimentos no respectivo parcelário através do fornecimento pelo agricultor do ficheiro digital com a georreferenciação dos investimentos porque falta o respectivo programa, bem como a formação dos operadores. A implementação desta medida contribuiria para fazer marcações com rigor e evitaria muitos problemas futuros em sede das acções de controlo e auditoria. Porque não se implementa? Será que não tem importância?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM