Seguros Agrícolas

O último Boletim Informativo da CAP (CFL Info) traz um artigo interessante sobre “Seguros Agrícolas – Algumas Considerações”, o qual pode ser consultado em: http://www.cap.pt/0_users/file/Agricultura%20Portuguesa/Frutas%20e%20Produtos%20Horticolas/Boletim%20Informativo/CFLinfo%20183.pdf

Gostaria de saber a V/ opinião sobre este assunto

Comentários

José Silva disse…
.
..
As intenções são boas... mas:

1-Onde estão os nossos especialistas na matéria e o que dizem?
2-O sistema existente (SIPAC) 'parece equilibrado e é baseado no modelo espanhol que unanimemente é considerado uma referência em termos de seguros agrícolas na União Europeia'.
3-Contudo, nós não estamos satisfeitos e queremos que ele seja melhorado, com uma coordenação global do IFAP que, por sua vez, deverá ser dotado de meios necessários para isso, incluindo os dados gerais e estatísticos.
4-Porém, as organizações de cúpula dos agricultores terão de estar, elas também, envolvidas em todo este processo de gestão, voltando a ser activada a Comissão Consultiva (DL 20/96) que raramente se reuniu... mas com âmbito alargado.
5-As DRAP's introduzem discrepâncias de avaliação subjectiva (pomares com boa localização para obtenção de bonificação adicional de 10%), sendo portanto necessário estabelecer parâmetros com uma maior objectividade.
6-Os critérios de qualidade usados nas peritagens estão notoriamente desfasados das exigências de mercado.
7-As produtividades que podem ser seguradas, frequentemente não são reais, não existindo qualquer aferição com o histórico do agriculrtor
8-Num futuro próximo, a PAC apontará no sentido de ser criado um sistema de seguros ligados ao rendimento, pelo qual sempre teremos preferência.
9-Temos (ou não?) a noção que nenhum seguro pagará mais do que recebeu? Nem sequer tanto. E que serão sempre os segurados (ou todos nós, contribuintes!) a pagar primeiro... para poder receber depois?
10-Há sistemas satisfatórios... mas nós não estamos satisfeitos! (porque em vez de fazermos parte da solução... fazemos parte do problema?)

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM