Tema debate n.º 7

Na minha opinião “acabou o estado de graça” do Ministro da Agricultura, António Serrano porque não conseguiu melhorar dominar o Ministério da Agricultura (o que se pode avaliar pelo estado da gestão do ProDeR) e está a capitular aos lóbis do partido socialista.

Qual a V/ opinião: o Ministro da Agricultura está a obter sucesso ou pelo contrário continua tudo a funcionar da mesma maneira, havendo apenas uma mudança de estilo no responsável político?

Comentários

JRNA disse…
Há coisas que efectivamente mudaram, sobretudo na vontade de alguma chefias do Ministério em querer fazer alguma coisa que vá ao encontro das necessidades dos agricultores. Mas, na prática, realmente pouco melhorou... A questão é que aquilo estava mesmo tudo armadilhado! Quanto a mim, o Ministro Serrano está a perceber que pouco ou nada pode fazer, já que o seu peso político é reduzido. Portanto, resta-lhe remendar aqui e ali e, pelo menos esses remendos ainda vão servindo para alguma coisa; fazer melhor que o Silva não era difícil mas, efectivamente, a confusão continua um pouco por todo o Ministério e pouco mudou substancialmente.
Anónimo disse…
.
Se existem mudanças, elas ainda não são perceptiveis ...

Apesar de dialogos mil, em termos estratégicos ninguém sabe o que pretende o Ministro.
Em termos tácticos, no PRODER nada parece ter mudado.
E também começo a notar capitulação ... mas em relação ao/à todo/a poderoso/a sistema/CAP!

Por falar em capitulação ...
Em termos de impacto na agricultura, o que são os lóbis do PS?


Vitor Monteiro
.
Anónimo disse…
A mim também me parece que não mudou muito, os técnicos locais do ProDer continuam a fazer a vida negra a quem quer investir e continuar a actividade.

Quanto ao estado de graça este vai-se mantendo. Possivelmente o Serrano cedeu alguma coisa à CAP, coisa que o Silva não fez. Desta forma eles andam calados, porque melhorias eu ainda não vi nada.

Paulo Mota
JRNA disse…
Depois do que a CAP fez durante a vigência do Silva, é normal que tivesse que dar algum tempo ao Ministro. No entanto, para quem esteve nas comemorações do dia do Agricultor em Elvas (dia 21 de Maio) e ouviu o discurso do Presidente da CAP, não só não pode dizer que a CAP anda calada, como também deu para perceber que o diálogo institucioal não tem levado aos resultados pretendidos...

Porque será que ninguém fala da CONFAGRI, que nos últimos 5 anos anda calada????

Já agora, na FNA vai haver um seminário sobre o PRODER no dia 7 de Junho.
José Silva disse…
.
Então, não falemos apenas do ministro e da política mas antes de quem é quem nos interesses ligados à Agricultura e ao Desenvolvimento Rural.

Desculpem o paralelo: será como no Futebol falar apenas do presidente da Federação?

A CAP realizou um congresso em Fevereiro.

A CNA realizou um congresso em Março (~2500 delegados)

A CONFAGRI acaba de realizar um seminário.

Vamos antes saber quantos representam a nossa Agricultura e o Desenvolvimento Rural e o que defendem e o que pode ser esperado como resultado?

Não será preferível antevermos 'as linhas com que vamos ser cosidos'?
Anónimo disse…
.
A mim parece-me liquido, tanto a CAP, como a CNA como a CONFAGRI irão pela via mais facil em termos estrategicos ...
A manutenção integral do actual sistema de ajudas directas!

O Ministro fala insistentemente em exportação ...
Mas vamos exportar o quê?
Se não produzimos nada?

Para exportar precisamos de produzir, e para produzir precisamos de muito investimento de qualidade ...
E não é de certeza absoluta em 2 anos e meio que vamos consegui-lo!

Está na altura do Ministro começar a dar sinais de médio/longo prazo ...


Vitor Monteiro
.


Vitor Monteiro
Anónimo disse…
.
Queria dar um tom "mais optimista" ao comentário anterior ...
Em vez de:
« Se não produzimos nada? »
Leia-se:
Se não produzimos quase nada?


Vitor Monteiro
.
JRNA disse…
Esse é o grande argumento de alguma grande distribuição para não comprar, por exemplo, o que era suposto em frutas e legumes nacionais...

No que se refere às linhas futuras, irá realizar-se na FNA 2010, um seminário sobre o futuro da PAC, com a presença do Comissário da Agricultura, eurodeputados do PS, PSD e CDS, com o Ministro da Agricultura e com o Presidente da CAP. Dia 11 de Junho.
José Silva disse…
.
Produzimos e exportamos

- Azeite
- Pera Rocha
- Kiwi
- Vinho do Porto
- Cortiça
- Madeira

Dizia-se (em 2000?)

Á primeira vista. e dentro de um panorama pouco animador, são os empresários agrícolas aqueles que ainda estão a responder com alguma eficácia no campo da concorrência, comunitária e mundial. O ritmo, em valores percentuais, duplicou num período de 20 anos...Embora o valor global das exportações agrícolas portuguesas seja pequeno (18.5 % das importações em 2000) ainda são os agricultores (sempre, entre nós, tão criticados e depreciados...) aqueles que estão a progredir! E num mercado aberto, concorrencial.

artigo interessante
José Silva disse…
.
Dito em 2005

«A PAC deixou de ser uma verdadeira política agrícola para se tornar num sistema assimétrico , e injusto, de distribuição de subsídios. Este facto torna imperativa a necessidade de edificarmos, em PORTUGAL, uma Política Agrícola Nacional (P.A.N.) aproveitando melhor aquilo que de positivo resta da PAC. Neste artigo começamos por sistematizar, e justificar, os Princípios e os Objectivos prioritários de uma desejável P.A.N.»

Será que tudo isto ainda é válido?
Anónimo disse…
.
Num comercio cada vez mais global seria inevitável que as exportações tenham uma tendência de subida ...
Infelizmente, muito infelizmente, muitíssimo infelizmente, as importaçõe subiram ( muito!? ) mais do que as exportações.

Infelizmente, os casos citados pelo Eng José Silva constituem apenas algumas honrosas excepções ...

"Muito infelizmente", ultimamente já vi alguns horticolas do Norte de África no nosso mercado, e acho que vamos continuar a ver cada vez mais ...
Mas duvido muito que no Norte de África se vendam produtos agricolas Portugueses!

Sem investimento de qualidade, seremos inexoravelmente ultrassados por muitos Países a médio prazo ...


Vitor Monteiro
.
JRNA disse…
Ainda a batata primor, a maçã de Alcobaça, os citrinos, hortícolas frescos... em pequenas quantidades.

Concentrado de tomate (matéria prima nacional - 1.200.000 t)) é quase todo exportado
Anónimo disse…
O que falta à "Máquina" do Ministério da Agricultura é mão de obra qualificada e em maior quantidade. Verificamos que nos últimos anos houve um grande "desbaste" nos quadros deste Ministério sem a respectiva reposição. Esta situação é incomportável com todos os projectos em análise acumulando com a "maneira de não trabalhar" da função pública. Desde a entrada em funções deste Ministro, já abriram concursos, mobilizações, etc, para o Ministério da Agricultura mas convém dizer que são processos (como em tudo no estado Português) muito burocráticos e demorados. Se houvessem os quadros desejáveis a trabalhar a 100% este tema não estava sequer em causa...

FG
José Silva disse…
.
Há 10 dias

««António Serrano diz que Portugal tem que apostar na venda ao estrangeiro dos seus produtos agrícolas, que já representam, neste momento, 13% das exportações nacionais.

“Nós exportamos, fundamentalmente, vinho e produtos da floresta, mas temos na área das frutas e legumes um potencial enorme, temos condições de produção”, sublinha.

O ministro da Agricultura explica que, actualmente, está a ser feito um trabalho para “organizar o sector do ponto de vista comercial e permitir que os agricultores possam aumentar as suas exportações”.»»

É essencial que exista nas organizações a nível de fileira uma forte competência comercial.
Tão ou mais importante que ser capaz de bem produzir é ser capaz de bem comercializar (que é mais que bem vender!).
A distribuição, se não for eficiente e competitiva, 'esbanja' em armazenamento, manipulação e logística um custo somado muito superior ao da produção.


Dados de França mostram para o preço de Frutas e Legumes a 'distribuição' dos respectivos valores:
- Produtor................. 36 %
- Armazenamento........ 26,5%
- Colocação no mercado. 23 %
- Logística.................. 7,5%
- IVA......................... 5,5%
- Margem líqª antes imp.. 1,5%

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM