Um exemplo de abandono da Agricultura Portuguesa!

No Sábado passado, dia 1 de Maio de 2010, visitei o vale do rio Arunca em Soure. Fiquei pasmado como é possível que Portugal possa ter abandonado, sem culturas, tão excelentes solos agrícolas.

Comentei o facto com um amigo que é produtor de leite, que visitou a região há algum tempo, o qual que me dizia que na sua opinião a produção de leite naquela região se poderia fazer com baixos custos de exploração.

Assim vai Portugal! Não há quem acautele os escassos recursos naturais para a produção agrícola, colocando-os a produzir alimentos que os portugueses precisam para substituir as importações ou exportar. Na minha opinião esta potencialização do aproveitamento dos recursos endógenos deveria ser prioridade de acção das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas, o que quer dizer do Ministério da Agricultura.

Comentários

Anónimo disse…
.
Faz realmente muita confusão tentar perceber como se chegou e se mantém esta situação ...
O País tem todas as condições para ter uma Balança Comercial positiva a nivel agro-alimentar!

Será que ainda veremos isso acontecer ... ???


Vitor Monteiro
.
Paulo Mota disse…
De facto esta é a realidade, cada vez há um maior abandono da actividade agrícola. Temos que reconhecer que algumas das actuais ferrementas não ajudam nada, por exemplo o REAP e principalmente os PGEP, são uma verdadeira dor de cabeça.

Por outro lado, o ProDer não ajuda muito. Dá-me a ideia de que não há grande vontade de aprovar projectos e tentam-nos reprovar por qualquer erro técnico. Por exemplo "o n.º de animais do plano não coincide com o n.º de animais da declaração de existências" quando esta foi feita em data posterior à apresentação do plano. Possivelmente isto já tem alguma coisa a ver com o post que refere a falta de fundos para financiar todos os projectos.

Cumprimentos a todos os que defendem o nosso sector.

Paulo Mota

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM