Dia 24 de Maio de 2010:Dia Histórico do Consulado Político do Ministro António Serrano

Na passada 2.ª Feira dia 24 de Maio de 2010, o ministro da Agricultura assinou um memorando de entendimento com 120 entidades ligadas ao sector das hortícolas (representam 98% do sector), frutas e flores, com objectivo de criar, no prazo de quatro meses, uma Entidade público–privada representativa dos produtores portugueses.

Trata-se do maior desafio político assumido pelo Ministro António Serrano, o que se regista nas suas palavras à agência Lusa:
«Esta entidade vai melhorar a cadeia de produção do sector e incrementar as vendas, em Portugal e no estrangeiro, e será um instrumento para fomentar a coesão».«Vai acompanhar permanentemente as empresas nacionais no mercado interno e no exterior, com o intuito de aumentar as exportações».
«O que já foi feito nos vinhos e no azeite portugueses são exemplos extraordinários que queremos estender a este sector, que é mais disperso».
«O objectivo último é vender melhor, em Portugal e no estrangeiro, reduzindo as importações e aumentando as exportações, o que ajuda a balança comercial do país».
«Fomentar a coesão do sector hortícola, incrementar as receitas e promover a introdução de produtos portugueses em novos mercados».

Com objectivos tão vastos e ambiciosos, faço votos para que esta novel Entidade tenha o modelo participação e de financiamento adequado e sobretudo, que o Estado lá coloque de forma permanente os fundos financeiros ajustados a projecto tão estruturante. Espero ansiosamente pelo dia 24 Setembro de 2010, com o objectivo de verificar se serão capazes de realizar/cumprir as promessas que assumem. A bem de Portugal!

Comentários

Anónimo disse…
.
A ideia é boa, mas ...

Nestas coisas há sempre ( pelo menos ) um "mas" a atrapalhar. Volto a frisar que para exportar é preciso produzir com muita qualidade.
Pelos vistos a nova Entidade irá actuar preferencialmente a nivel da Comercialização, mas se não melhorarmos a produção arriscamo-nos a tentar vender ao estrangeiro "gato por lebrte", comprometendo assim a "boa ideia" do Ministro.

Ou seja, espero que a nova Entidade comece por ajudar a produzir melhor para depois se poder vender melhor ...


Vitor Monteiro
.
José Silva disse…
.
Não sou tão pessimista e creio que já se produz muito com muita qualidade. O que falta é uma imagem forte e coesa do sector, para depois tirar partido do que tem (e não continuar a ter tudo repartido, o que não permite uma boa comercialização).

Também não me contentaria esperando pelo dia 24 de Setembro... pois o projecto deve ter etapas intermédias que devem ser divulgadas e acompanhadas.

Vejamos se estas 29 se gabam dos resultados obtidos?
JRNA disse…
98%? Penso que está a falar da parte do sector que está organizado...
José Martino disse…
Peço desculpa pela omissão: Os 98% referem-se à produção organizada

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM