Tema Debate n.º 8

Será que a distribuição organizada a partir do dia 1 Julho de 2010 vai aumentar os preços 1% repercutindo o aumento de IVA nos consumidores ou pelo contrário, irá manter os preços fazendo com que seja o produtor a pagar o aumento dos impostos? Qual a V/ opinião?

Comentários

Unknown disse…
Isso é uma excelente questão.

Sem dúvida os preços vão aumentar, porque grande parte dos comerciantes até vão arredondar os preços para cima por causa de 1 ou 2 cêntimos.

Não creio que o produtor pague o aumento do imposto, mas se assim for é muito mau.
Anónimo disse…
Pagamentos nos 3 por cento

É o caso da principal medida de apoio à competitividade e à modernização da agricultura (Eixo 1) onde, sustenta a CAP, os pagamentos ainda andarão na casa dos 3 por cento das verbas disponíveis quando, a meio da vigência do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), já deveriam rondar os 50 por cento
Anónimo disse…
devem ser os produtores ou comerciantes a ficar com o encargo.

reduzem a margem de lucro em 1%
Jorge Carvalho disse…
Na minha opinião isto vai tocar sempre aos mesmo - aos produtores - que ao longo destes anos têm suportado este país com produções a altos custos mas a preços finais baixos, sem nunca desistirem! A bravura do povo vê-se na produção e não no consumo, e se há bens de produção a custos baixos só os consumidores beneficiam (eu incluido) já que a margem dos intermediários se matém. A forma que arranjaram foi castigar a produção!
Por isso, eu acho que se vai manter, pelo menos no escalão mais baixo (iva 5%) e o produtor depois leva com as notas de débito... é o costume!

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM