Em 23 de Novembro último o AGROPORTAL, tendo como fonte a LUSA, publico um artigo com o título “Consumo: O futuro está nas marcas próprias” e com o seguinte teor:
O economista Daniel Bessa disse hoje que o futuro da grande distribuição passa pela aposta em marcas próprias que consigam satisfazer um consumidor exigente, mas que ao mesmo tempo compra cada vez mais barato.
"A batalha dos custos e dos preços vai ser terrível", avisou o director-geral da COTEC numa conferência sobre competitividade, organizada pela Federação das Indústrias Portuguesa Agro-Alimentares (FIPA).
Daniel Bessa sublinhou que "na grande distribuição, vende-se cada vez mais o que é mais barato" e que "o futuro vai ser das marcas próprias".
Atendendo que: 1 - As marcas próprias da distribuição são a ruína da fileira da produção e da indústria do leite em Portugal porque são o veiculo para colocar no mercado português, leite proveniente de excedentes de outros países, que o fazem na forma de dumping, vendem-no a preços inferiores aos seus custos de produção, para regularizar os preços nos seus mercados internos.2 – A produção de leite em Portugal não tem custos de produção para competir com os preços de aquisição do leite para as marcas brancas da distribuição.3 – Daniel Bessa é o director-geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação , uma organização cujo presidente da Assembleia Geral é o presidente da República Aníbal Cavaco Silva, cuja missão e visão são as seguintes: Missão:Promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no País. Visão:Ser um agente determinante da inovação empresarial em Portugal, desafiando as entidades públicas e não-públicas do sistema nacional de inovação e com elas articulando a sua intervenção.

Assim sendo, na minha opinião, as palavras do Prof. Daniel Bessa foram publicadas fora do contexto em que foram proferidas, o que exigirá uma clarificação por parte do seu autor ou a ser verdade o que está escrito no AGROPORTAL, o Prof. Daniel Bessa deveria demitir-se de Director-geral da COTEC porque as suas palavras são um incentivo para que a Distribuição Organizada continuem a sua estratégia, através das marcas brancas, arruinarem a fileira de produção do leite em Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM