Independência de Portugal

No dia de hoje celebramos o dia da Independência de Portugal, o qual me trouxe à reflexão a importância que a agricultura nacional pode vir a ter nos manter como país livre e independente. Temos que resolver no curto prazo os dois principais estrangulamentos estruturais que nos impede de desenvolver a agricultura portuguesa: a dimensão das explorações agrícolas e a falta de água para regar.
O banco/bolsa público de terras e o cadastro são dois instrumentos fundamentais para incrementar o tamanho das explorações agroflorestais.
O Desenvolvimento do regadio deve passar pela construção das infra-estruturas necessárias para tal e pela elaboração dos planos de a acção para se desenvolverem actividades nos solos que passarão a ser regados. Na minha opinião é lamentável o que se está a passar com o regadio do Alqueva em que há solos que podem ser regados mas falta quem os explore. Espero que este problema seja rapidamente ultrapassado.

Os próximos 1000 dias irão ser determinantes para se manter a independência de Portugal, pelo que recomendaria que se privilegiassem os investimentos na agricultura para actividades de curto prazo cujos produtos gerem exportações ou substituam importações de forma competitiva. Tenho a expetativa que após o concurso do ProDeR Investimento (Acção 111) que começa hoje e que tem um orçamento de 50 M€, o governo abra outro no curto prazo, pois só desta forma é que conseguirá apoiar a economia portuguesa tirando partido do dinheiro que nos é dado pela União Europeia e que não precisamos de o pedir emprestado.

Comentários

Anónimo disse…
.
Por falar em Independência Nacional:

Eu tive um SONHO ...
Sonhei que Portugal vai ser o PRIMEIRO País do Mundo a "livrar-se" dos combustiveis fosseis!

ASSIM HAJA ARROJO E VONTADE POLITICA ... !!!
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM