INE confirma: Agricultura em queda

O Instituto Nacional de Estatística confirma que nos últimos dez anos a superfície agrícola recuou 450 000 hectares, a dimensão média das explorações aumentou 2,5 hectares em termos da Superfície Agrícola Útil (SAU)para os 11,9 hectares, embora 75%das explorações tenham menos de 5 hectares. Estes dados são mais uma justicação sobre o que defendo para o desenvolvimento da agricultura portuguesa:
1 - Cadastro da propriedade rústica em dois anos para identificar quem detém a terra em POrtugal e sobretudo os detentores dos terrenos abandonados. Criaria muito emprego para jovens técnicos desempregados e a partir do 3.º ano incrementaria o valor dos impostos arrecadados sobre os prédios rústicos.
2 - Banco público de terras, com o objectivo de aumentar a superfície média por exploração e combater o abandono das terras agrícolas.
3 - Pagamento atempado das ajudas, tem por meta incrementar a confiança nos empresários agrícolas porque sabem as datas em que receberão as ajudas públicas a que têm direito e caso não seja possivel o Estado Português enviar-lhe-á atempadamente um titulo de dívida, o qual permite o acesso ao crédito bancário de forma rápida em caso de necessidade.
4 - Tramitação dentro dos prazos legais de todos os processos que o Ministério da Agricultura tutela. Este obejctivo irá criar eficiência e eficácia em todos os Organismos tutelados por este Ministério. Por outro lado, o empresário sabe a data exacta em que o seu processo será despachado o que lhe permitirá programar melhor os seus investimentos e sobretudo, dar-lhe-é ânimo e motivação para investir

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM