Os produtores de leite têm direito à revolta!

Tenho especial admiração pelos empresários agrícolas que são produtores de leite de vaca e sobretudo pelos dirigentes da Associação de Produtores de Leite de Portugal (APROLEP). Assumo esta minha posição porque se fosse esta a minha actividade empresarial e estivesse a sofrer, a cada dia que passa, a sua degradação económica e financeira, sem vislumbrar uma qualquer luz ao fundo do túnel que me fizesse acreditar numa solução para garantir a sua sustentabilidade,certamente já teria perdido a cabeça e tomado posições menos ortodoxas.

Esta minha posição resulta do facto do sector cooperativo, o qual lidera a agro-industria portuguesa, não conseguir dar uma pista sobre quando e como irá melhorar a remuneração do preço do leite ao produtor. O alibi que utilizam é que a culpa reside na distribuição organizada que não valoriza o leite e os produtos lácteos, preferindo aqueles que são importados.

A distribuição tem como estratégia destruir a Lactogal, à qual o Eng. Belmiro de Azevedo apelida de "caixa negra"´porque tem peso negocial, não se deixando vergar à estratégia da distribuição organizada, que passa pelo controlo das margens comerciais ao longo de todos os elos das fileiras, tendo como objectivo ficarem com as melhores margens ou utilizá-las para fazer a melhor média de margens que melhor optimize o respectivo resultado do negócio. A solução passa por um pacto de regime, imposto como resultado das acções de protesto dos agricultores nas lojas dos supermercados e hipermercados, que levem a distribuição, o governo e os produtores de leite a sentrem-se á mesa das negociações para equilibrarem as margens comerciais entre os produtos nacionais e os importados.

Por outro lado, o governo através do Ministro da Agricultura e do Primeiro- Ministro não podem deixar que se destrua um importante sector produtivo da economia nacional, que investiu, que se modernizou, que respondeu aos estimulos do mercado, etc.,mas que essencialmente necessita de soluções estruturais como por exemplo, um novo modelo técnico económico de produção, com deslocalização de explorações para locais com maior aptidão para diminuir os custos de produção, controlo das margens comerciais da distribuição organziada, etc., soluções estas que são do âmbito das políticas públicas, cuja responsabilidade compete ao governo definir e implementar. O ministro António Serrano não pode assobiar para o lado e motivar os agricultores a reunirem isoladamente com as cadeias de distribuição, tem que co-liderar a solução do problema, chamando todas as partes para uma reunião, a qual só terminará quando houver uma solução miníma que garanta a sustentabilidade da maioria das explorações leiteiras.

Como até esta altura não se vislumbra remédio para a doença que afecta a produção de leite, só me resta assumir que os seus agricultores têm direito à revolta e que na minha opinião não há lugar para uma segunda oportunidade, começam-na hoje porque ontem já era tarde. Façam-na com civismo, escrevam a todos os intervenientes que directa ou indirectamente têm a chave do problema, definam um prazo curto para as negociações e se tal vier gorado passem à acção, façam-na em todas as frentes. Acabem com este estado de letargia que se vive em Portugal! Os produtores de leite de vaca têm direito a viver condignamente da sua actividade!

Comentários

Miguel Penafort Sousa disse…
Parabéns sr. Eng. Martino pelo seu comentário brilhante à actual situação do sector agropecuário português (em particulart o sector leiteiro). Não nos podemos esquecer que a agricultura é o sector que mais emprega em Portugal (directa e indirectamente).

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM