Cavaco dixit

Artigo que escrevi e que o Semanário Vida Económica publicou ontem:

A poucos dias da formação do Governo, estou expectante com a escolha que o PSD (ou CDS) vai fazer para a pasta da Agricultura. Já sabemos que a intenção do PSD é de criar um super-ministério, juntando à Agricultura, o Ambiente e o Ordenamento do Território, mas ainda não sabemos (nem percebemos) qual o perfil do titular desta super-pasta.

Político ou mais técnico? Independente de alguns dos lobbies da agricultura (que são muitos e fortes) ou claramente apostas com o cunho e a anuência das corporações que gravitam à volta do sector?

Muito pouco transpirou. O que é bom, mas também pode ser lido como alguma indecisão ou indiferença por esta área. Julgo que o PSD cometerá um erro crasso e histórico se desvalorizar o sector, entregando a sua liderança ao CDS/PP.

E mais reforcei a minha opinião depois de ouvir o extraordinário discurso (extraordinário de inovador, de surpreendente e de “pedrada no charco”) que o Presidente da República fez por ocasião das comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal.

Cavaco Silva não hesitou em colocar a agricultura e o desenvolvimento do interior e do mundo rural no topo da agenda política e entre as prioridades de agenda do próximo Governo de Portugal.

Fê-lo com a autoridade política e experiência de quem conhece o País que liderou como Primeiro-Ministro durante 10 anos. Fê-lo por sabe que está neste regresso à terra, não na forma saudosista nem passadista, o segredo da nossa retoma económica. Fê-lo porque sabe que o sector agrícola tem nichos de mercado e fileiras estratégicas inovadoras, que empregam tecnologia de ponta, e cujos produtos “made in” Portugal têm enorme qualidade.

Cavaco sabe isso tudo e disse-o, na cerimónia mais solene do ano. Saberá também o PSD apreender a mensagem do Presidente da República?

Comentários

Anónimo disse…
"Cavaco dixit" num raro momento de lucidez, mas esquecido do passado dos seus 10 anos a destruir/vender o País.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM