Esclarecimento de Dúvidas sobre o Post da Pêra Rocha

O leitor Gonçalo Belchior colocou o seguinte comentário sobre a pêra rocha:

Na campanha de 2009 o preço ao agricultor/produtor pago pelas cooperativas andou pelos 20 cêntimos.Em 2008 esse preço rondou os 30 centimos.
Só quem consegue produzir acima das 40ton/ha é que consegue rentabilizar o investimento.
Um pomar novo só a partir do 5/6 ano é que consegue chegar a esse patamar.Para tal necessita de ser um pomar regado e com uma densidade de plantação intensiva.Os tais 20 000Euros/ha de investimento só dizem respeito as arvores,rega,mão de obra,preparção do terreno,materia organica e adubos.Segundo a minha experiência só ao fim dos 6/8 anos é que se consegue entrar na fase do projecto em que há retorno do investimento.Para tal é necessario uma eficácia excelente da concretização do projecto.
Concluindo o risco é grande principalmente para quem se inicia na actividade agricola,sem capital proprio e outras fontes de rendimento.

O qual me merce o seguinte comentário:
Caro Gonçalo Belchior:
Face aos números que indica sobre os preços de liquidação que os pericultores recebem pelas suas pêras, há uma conclusão a tirar: ou os preços que indica não são os reais (deveriam ser 60 cêntimos de acordo com as contas feitas com base nos números veiculados pelo Jornal Público) ou os preços indicados ao Jornal Público estão "muito exagerados" para lá da realidade desta fileira. Qual será a verdade?

Comentários

PM disse…
Os 60 cêntimos referidos não serão o valor pago ao entreposto? É normal que, sendo assim, o preço ao produtor seja de apenas 20 cêntimos...

Sendo assim, qual seria o valor mais real para o investimento?

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM