As minhasideias rápidas sobre as mudanças na política agrícola de Portugal

O que eu diria à Ministra da Agricultura no Prós e Contras de hoje, sobre a agricultura:

1 - Tenho a maior expetativa nos resultados do trabalho da ministra e da sua equipa.

2 - Achei positiva a obtenção dos 25 M€ para pagamentos do ProDeR.

3 - Acho negativa a tramitação do ProDeR, sobretudo ao nível do trabalho das DRAP: há atrasos substanciais nas análises das candidaturas e nos pedidos de pagamento. Há falta de liderança e gestão intermédia, o que parece indiciar que muitas direções de serviços se "encontram em roda livre". Faço votos para que a nova reestruturação do ministério resolva este problema e não venha a paralisá-lo durante dois anos, o que aconteceu em todas as mudanças profundas que quiseram levar a cabo.

4 - Os 30 M€ que são necessários para fazer pagamentos no ProDeR até ao final de 2011, são estratégicos para credibilizar este governo e evitar instabilidade social nos players do mundo rural.

5 - É determinante promover o desenvolvimento da agricultura portuguesa através da distribuição dos fundos do ProDeR de forma justa e equilibrada ao longo do território nacional. Cortar fortemente nos apoios às Regiões que teem sido privilegiadas ao longo dos últimos anos ou décadas.

6 - Implementar o banco/bolsa de terras público.

7 - Sanear financeira e económicamente as cooperativas

8 - Promover as exportações de produtos agrícolas portugueses através de linha de crédito ajustada em prazos e custos (controlados), para ser utilizada pelas agro-indústrias já implantadas tendo como objetivo investir no alargamento da respetiva atividade exportadora, bem como, a montante, na ampliação e alargamento da produção

9 - Reestruturar os apoios ao associativismo: concurso público para apoios conforme prestação de serviços, estrutura humana existente, associados efetivos, resultados dos últimos anos. Os serviços a prestar serão por um período temporal de pelo menos 8 anos

Comentários

JRNA disse…
Isso, se tivesses oportunidade para falar; aquilo foi uma vergonha!!! Efectivamente, a única pessoa que se saiu bem foi a Ministra. O sector agrícola foi profundamente achincalhado por aquela apresentadora e, portanto, perante o publico em geral, saiu a perder. Falar de coisas sérias, não é compatível com uma pessoa que quer ser vedeta e que, para além de ser malcriada, não se prepara minimamente para o tema.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM