Investimento de Jovem Agricultor

Dúvida colocada neste blogue:

"Olá. Estou a pensar fazer um projecto agricola para instalação de jovem agricultor, o projecto é o seguinte: - plantação de 10 ha de olival em terreno que é actualmente mato preço: 25000 euros - 50 colmeias e equipamento de manutençãopreço: 9100 euros-tractor de 55 cv com reboque e escarificadorpreço: 24600 euros- vedação preço: 3500 euros- cerca de 100 oliveiras com 60 anos que tambem vão entrar no projectoinvestimento total: +/- 62 000 eurosa) como a maior parte do olival é novo a curto prazo não vai produzir quase nada, so as colmeis e as 100 oliveiras é que vão produzir.. como é que calculo a viabilidade ecónomica do projecto para saber se vale a pena candidatar-me?b) poderei tambem pedir apoio para tractor de de mais potencia 65 ou 70 cv, ou será o de 55 suficiente?"

Comentários:
- Parece-me muito baixo o investimento de 2500 euros por hetare de olival, tendo por base um terreno de mato. Devem faltar itens no investimento.
- Acho que investir em 50 colmeias, 2.ª atividade agrícola, é uma dimensão muito escassa para ser alternativa à atividade principal. Recomendaria pelo menos 300 colmeias.
- Nas candidaturas ao ProDeR, para instalar jovens agricultores, não há análise de rentabilidade de curto prazo. O investimento proposto tem que possuir rentabilidade, de acordo com a vida útil do investimento. Uma opinião: o projeto parece-me rentável, mesmo que tenha de incrementar os custos de implantação do olival, embora aumente o n.º de colmeias (salvaguardo que devem ser efetuados os respetivos cálculos de rentabilidade).
- A potência do trator deve ser a adequada para trabalhar com o colhedor da azeitona (entre 90 a 120 cv), pois caso contrário não se justifica fazer investimento no trator.

Comentários

Anónimo disse…
Não será um tractor de 90 cv potente demais para oliveiras que nos proximos 15 anos não vão ter estrutura para aguentar a colhedora de azeiton?

Na minha opinião 300 colmeias é muito mais que o suficiente para o projecto porque so o rendimento de 50 colmeias é 2500 por anos e o das oliveiras 700 euros por ano, mais os subsideos e apartir do 7 ano o rendimento das oliveiras novas vai aumentar exponencialmente devido
ao crescimento das oliveiras.
Juan disse…
ola. eu tenho um terreno de 40h no alentejo e gostava de iniciar uma atividade agricola na herdade. Como nao tenho grande experiencia no ramo, gostava de saber quais as culturas que podem ser mais rentaveis?

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM