Procura de terras para exploração agrícola

O leitor Filipe Pedro escreveu o seguinte:
"como disse o marcio estou na mesma situaçao, estou com um projecto de apicultura em que o que me está a comer tempo e a cabeça é arranjar os terrenos, baldios na camara aqui da zona nem sabem dizer quem trata disso, particulares nem se sabe os donos e quem se sabe ou quer muito dinheiro ou tem medo que lhe roube o terreno, sou da zona de leiria, onde há matas nacionais, o interesse demonstrado vou tipo deixe ai um pedido por escrito e depois logo se ve, ou isso tem que ir aos chefes acima de mim mas agora ninguem sabe quem está a mandar porque o organigrama dos serviços está em reestruturaçao, enfim eu bem queria porque na area onde sempre trabalhei(construçao civil) foi chao que já deu uvas, mas aja paciência, para fazer um parcelário dos terrenos que tenho, aquilo ela mexe no rato e ando logo 100 metros para o lado, que a escala é dificil, assim como está a borucracia nunca mais arranco com o projecto... já agora nao sabia que ia dar no tvi24 mas tava"

Comentários:
1 - Encontrar terrenos adequados para uma exploração agrícola é um processo que demora, de acordo com a experiência dos projetos que me passaram pelas mãos, entre seis meses a dois anos.

2 - Só consegue chegar a bom porto, obtendo arrendamento para terrenos agrícolas, quem é muito persistente, teimoso e determinado nos objetivos. Conseguem-se superfícies limitadas, instala-se a exploração e posteriormente, alguns dos proprietários com quem se falou na fase de angariação de terrenos, veem oferecer novas parcelas pois verificam que o jovem agricultor é capaz de manter os terrenos limpos e bem explorados do ponto de vista agrícola.

3 - Há jovens agricultores que desistem de se instalarem porque necessitam dar um rumo profissional às suas vidas e não podem esperar tanto tempo (entre meio ano a dois anos) para terem acesso à terra.

4 - Recomendo ao Sr. Filipe Pedro que não desista de procurar, mesmo que nesta fase seja muito frustrante porque se continuar a tentar, verificará mais adiante que conseguirá constituir a exploração que pretende.

Comentários

Anónimo disse…
Desde já dou os meus parabéns ao Engº José Martino pelo excelente trabalho que têm feito em prol da agricultura, eu passaei pelo mesmo problema a angariação de terrenos para o meu projecto mas após alguma insistência e muita paciência consegui os terrenos que percisava demorou aproximadamente 2 anos e alguns meses a conseguir, mas consegui e hoja recebi a confirmação de que o meu projecto foi aprovado, o que eu posso desejar a todos os jovens agricultores que passam por este problema é não desistirem e terem uma dose bem grande de paciêcia não só ao que respeita aos terrenos mas tambem quanto ao parcelário.

Ricardo Santos
Anónimo disse…
já consegui, depois de umas 7 idas a salas de parcelarios e de ter que levar um vizinho que tinha o parcelario feito no terreno errado, no que eu queria, para ajustar o dele que estava errado, ter andando terça de manha á chuva á procura de marcos a tirar coordenadas gps que disseram que dava e depois afinal outro funcionario disse que nao dava, e mil e umas questoes que mudavam consoante o funcionario, lá consegui fazer o parcelario de todos os terrenos e para a semana dá entrada a candidatura, como diz o sr eng, há funcionario que fazem o trabalho com olhos fechados e outros que com os olhos abertos nao pescam nada do programa que teem á frente, mas isso é em todas as profissoes, também tive numa sala que pagar e noutra nao paguei nada, fiquei sem perceber porque das diferenças, mas o objectivo já foi alcançado que era o que interessava o bendito ie ou antigo p1, foram quase 3 semanas nisto de manha á noite com imensos gastos só em gasoleo mas espero que valha a pena e que tenha depois aprovaçao do projecto, só mesmo com paciencia e perseverancia, senao qualquer um desiste logo nos papeis...cumprimentos
filipe pedro disse…
esqueci de por o nome no comentario atras...

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM