O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A importância da imaginação e do credo que o potencial pode ser atingido

Não resisto a trancrever os pensamentos de Albert Einstein:

"A imaginação é muito mais importante que o conhecimento"; "se os factos não encaixam na teoria, muda os factos".

Os factos mostram que esta estratégia que se tem seguido para desenvolver a agricultura portuguesa, não dá resultados, do ponto de vista da balança comercial ou pagamentos. Mudar os factos:
a) incrementar as economias de escala na atividade agrícola através da implementação do banco de terras, do crédito tipo habitação para a agricultura, linhas de crédito especificas para a agricultura, fazer o cadastro dos prédios rústicos, etc.
b) promover o abaixamento da taxa de insucesso na instalação de jovens agricultores: promover estágios em explorações agrícolas de sucesso amplamente reconhecido, acautelar o fundo de maneio dos projetos de instalação dos jovens agricultores, promover parcerias empresariais ou participações no capital social das empresas dos jovens agricultores, de outros empresários ou detentores de capital, integração comercial das produções em agro-industrias ou entidades comerciais, etc.
c) Criar massa critica na agricultura: empresários agricolas de sucesso independentes do poder politico, associações e cooperativas bem estruturadas, eficientes e eficazes, prestigiar a profissão de técnico agrícola, etc.

Sem comentários: