Instalação de Jovens Agricultores

O leitor PM escreveu:

"Em relação ao comentário do Pedro Pinto:Depende da actividade. Plantar batatas está fora de questão. Não há quem sobreviva a receber 1 centimo por kg (preço ao produtor).Por outro lado, há quem viva muito bem (mesmo muito bem) a produzir muito tomate e companhia, por exemplo.Se as plantas de aromáticas são caras, em contrapartida duram muitos anos. Melhor então será ter viveiros para vender transplantes certo? Há sempre uma oportunidade à espreita. A verdade é que desiste mais depressa quem não produz em quantidade aliada à qualidade.Por outro lado, compreendo o que diz e concordo em quase absoluto.E também sei que para se produzir em quantidade que dê lucro é preciso grande capacidade de investimento, entre outras coisas.E sim, não se deve atirar para isto de olhos fechados só porque há fundos disponíveis. Há que falar com quem já está no ramo (atenção que aqui há muitos que são do partido botabaixismo...e outros que são do partido étudocanja...é preciso saber interpretar o que nos dizem). Só acrescentaria que, para além da necessidade de se saber ler muito bem a evolução do mercado para antecipar queda de preços e facilmente mudar de fileira, é preciso optimismo e muita força de vontade.Relativamente à já não existência de apoios à instalação do jovem agricultor, solicitaria um comentário do Eng.º José Martino para esclarecimento dos interessados em iniciar actividade na agricultura e ao Pedro Pinto para, se possível, indicar a fonte de tal informação.Cumprimentos,"

Comentários:
1 - Acho que a plantação de batatas pode ser uma atividade rentável: é preciso instalar a cultura nos solos e climas adequados, possuir competências técnicas para obter altas produtividades e desenvolver este atividade em largas dezenas de hectares, tirando partido da adequada estrutura de mecanização. Exige muito estudo prévio e conhecimento, mas se estes aspetos forem acautelados é, na minha opinião, uma atividade rentável.
2 - É verdade que muitas vezes é mais fácil desistir de produzir do que lutar para estar atualizado e competitivo. Ainda no passado sábado me confidenciava um empresário agrícola de sucesso, estava a pensar desistir porque não tem continuadores na sua família e persistir no sucesso lhe é muito exigente do ponto de vista pessoal.
3 - Dou-lhe os meus parabéns pela excelente análise que faz à instalação dos jovens agricultores e como devem fazer, no terreno, a recolha de informação.
4 - Quanto aos apoios à instalação dos jovens agricultores já respondi é dei a minha opinião no post anterior

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM