Investimento na agricultura: cautela e rigor

O leitor Pedro Pinto disse:
"Claro que concordo, mas garanto-lhe que se essas contas forem bem feitas, a grande maioria dos "futuros" produtores desiste da actividade!Falam da agricultura como a solução para a crise que se vive no País, contudo, quem já trabalha na agricultura está a abandonar a actividade porque os preços pagos à produção estão abaixo dos custos!Falam das aromáticas como solução, quando o produtor paga mais por uma planta para transplantar no terreno do que 1 Kg de planta fresca!Façam contas e falem com produtores já instalados antes de investir! Sabiam que já não há dinheiro para instalação de jovens agricultores? Somente se houver desistências..."

Comentários:
1 - O mais importante é que quem se quer instalar na agricultura deve fazer as contas antes de se tomar a decisão de investir. Os melhores empresários agrícolas que conheço são aqueles que dominam os custos de investimento e exploração, e possuem sistema de controlo para nunca ultraprassarem determinados niveis de custos. Das contas que faço concluo, é necessário ter em atenção à dimensão da exploração agrícola para chegar entre 2 a 4 anos a economias de escala da atividade. É determinante acautelar, desde a fase de planeamento, o fundo de maneio para que nunca existam estrangulamentos ao normal funcionamento da exploração.
2 - Há atividades em que a conjuntura é dificil, mas mesmo nessas há empresários que conseguem obter rentabilidade. Isto acontece porque são pessoas mais cautelosas nos investimentos e possuem controlo férreo sobre os custos de exploração. Como em todas as atividades económicas há pessoas a desistirem porque perdem dinheiro, outros empatam (não perdem ou ganham) e outros ganham. Como em tudo na vida, quando uns desistem, outros apostam e entram. A determinação, resiliência, organização e rigor são competências que o empresário agrícola deve possuir e que determinam o seu sucesso.
3 - As plantas aromáticas e medicinais são um setor rentável para quem for capaz de produzir com a qualidade que o mercado exige. Infelizmente, não se pode produzir de qualquer maneira. Obriga a conhecimentos das espécies e variedades que o mercado procura e por isso, requer mudanças rápidas na produção. Não se pode ficar à espera, é preciso agir de forma assertiva.
4 - Concordo plenamente com a afirmação: "Façam contas e falem com produtores já instalados antes de investir!". Falem com todo o tipo de produtores mas deem maior valor, tenham em linha de conta, aqueles que teem sucesso.
5 - Não há informação oficial de que não exista dinheiro para instalar os jovens agricultores. Caso este fique escasso, haverá lugar a concurso para atribuição das ajudas, sendo apoiadas as candidaturas que obtenham maior classificação. Circulam muitos rumores do tipo do que indicou, embora na minha opinião, a execução financeira está a correr tão mal (há falta de dinheiro por parte dos proponentes para apresentar os pedidos de pagamento) que as ajudas aos jovens agricultores irão persistir durante mais alguns meses.
6 - Se a ministra Assunção Cristas conseguir instalar jovens agricultores até dezembro de 2013 fará uma inversão da forte tendência que existe para o envelhecimento do empresariado agrícola português. Se fosse eu que tivesse poder para tomar a decisão, optaria por apoiar exclusivamente o investimento na instalação de jovens agricultores em detrimento do investimento dos agricultores e da agro-indústria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM