Crédito Para Financiamento de Investimentos na Agricultura

Tenho prestado serviços a jovens agricultores na angariação de crédito para apoio ao investimento, complementar ás ajudas do ProDeR e constato que é díficil obtê-lo pelas especificidades da agricultura: investimentos de médio longo prazo, maior risco pelas aleatoriedades climáticas e falta de sensibilidade dos bancos para o negócio agrícola.

O governo tinha e tem obrigação através da CGD de lançar linhas de crédito para ultrapassar estes estrangulamentos à instalação dos jovens agricultores. Será que vai fazê-lo no futuro próximo?

Caros leitores acham que a maioria das caixas de crédito agrícola e Agroagarante estão a cumprir a sua missão de financiar a agricultura portuguesa em geral e os jovens agricultores em particular?

Comentários

Anónimo disse…
.
Eu não conheço em pormenor muitas das Leis deste País, mas tenho a certeza absoluta que já li mais vezes a Portaria 357-A/2008 do que a Assunção Cristas.
Esta tal Portaria é de longe a "Lei" mais estupida que eu conheço, eu arrisco-me a dizer que é um dos cumulos da ESTUPIDEZ.

Essa portaria regulamenta a Acção 1.1.3 que, imaginem só, tem o pomposo nome de "Instalação de Jovens Agricultores". Com esta denominação, acho que seria pressuposto que os apoios se destinassem a ditos cujos ( Jovens Agricultores ) que ainda não estivessem instalados, mas para cumulo da estupidez, uma das premissas para a aprovação dos Projectos é que já tenha sido declarado formalmente o inicio de actividade, ou seja, na prática se o Projecto for aprovado os apoios serão entregues a Jovens Agricultores já Instalados.

Isto em termos práticos quer dizer que quem não tiver um bom padrinho dentro do sistema está está literalmente fo...lixado!
Isto é um mundo mais fechado do que a Coreia do ex Querido Lider, e quem não faz parte deste Mundo só por "milagre" lá conseguirá entrar.

Financiamento para Agricultores Jovens que não façam parte do sistema é pura ficção ... !!!


Cumprimentos
Vitor Monteiro.
.
Anónimo disse…
A sensibilidade dos bancos para a agricultura é tanto maior quanto mais confiança o ministério da agricultura consegue incutir em quem quer investir e em quem tem o dinheiro para emprestar.

Infelizmente o historial agrícola do país tem revelado um nivel de confiança do fraco ao fraquinho, com políticas mal criadas e pior conduzidas e sempre com grandes diferenças, consoante o ministro da cadeira.

Pela primeira vez na minha vida, apesar de não simpatizar com a cor do partido, apoio esta ministra. Reconheço-lhe intenções que, se conseguir por em prática, serão um importantíssimo contributo para o melhorar agrícola nacional.

Caso a Assunção Cristas inclua na sua luta, a conquista de confiança da banca (na pratica traduzindo-se na criação de linhas de crédito...reais e disponíveis sob condições justas), tiro-lhe o chapéu.
Anónimo disse…
Por lapso não deixei assinatura no comentário acima,

Aqui fica.

Cumprimentos
PM
Anónimo disse…
.
-) Quem quiser começar na Agricultura a partir do zero, se estiver à espera da sensibilidade dos Bancos ...
BEM PODE ESPERAR DEITADO!

-) Mais linhas de crédito? Para quem?
Quem mais precisa/merece o dinheiro nunca conseguirá sequer ver a sua côr! O dinheiro correrá ( quase ) sempre para os mesmos, e a julgar pelo estado da nossa economia, os Projecto que até agora têm conseguido Financiamento são na sua grande maioria MEDIOCRES.

E digo eu: ou se muda o paradigma das linhas de crédito ou a Agricultura de Portugal continuará mesmo por muito tempo na merda!

-) É verdade, a Ministra Assunção Cristas tem boa imprensa, dizem os "especialistas" que é uma pessoa muito inteligente e uma mais valia para o Governo.
Pois a mim não me impressiona: ela que perca algum do seu precioso tempo, nem que sejam 5 minutos, a ler o Regulamento da Acção 1.1.3 para a sua INTELIGÊNCIA poder constatar in loco a aberração que alguém conseguiu VENDER/IMPINGIR ao Ministério da Agricultura.

-) Alguém devia informar a INTELIGÊNCIA da Ministra que existe ( ou existia ) um Programa para a criação de empresas ( Start Ups ) em Portugal, mas que todos os CAEs da Agricultura estavam excuídos.

-)Alguém devia informar a INTELIGÊNCIA da Ministra que o próprio PRODER tem uma Acção para a criação de empresas em zonas rurais, mas que todos os CAEs agricolas estão excluídos.

-) Alguém devia informar a INTELIGÊNCIA da Ministra que a Agricultura é o unico sector da Economia que não tem nehum tipo de apoio para a criação de empresas de raíz, visto que a Acção 1.1.3 foi feita mesmo à medida dos interesses instalados.

-) Eu falo assim, desassombradamente, da Acção 1.1.3 porque é a que eu conheço melhor, provavel/certamente algumas/muitas das outras, obviamente, por mero acaso, aconteceu-lhes o mesmo ...
FORAM FEITAS À MEDIDA DOS INTERESSES INSTALADOS!

-) Pois a mim esta Exa Sra Ministra não me convence: quem "requesitou" um secretário de estado ligado à cap, obviamente, não tem tomates para romper com o STATUS QUO.


Cumprimentos
Vitor Monteiro.
.
Anónimo disse…
.
-) Para quem não tenha STATUS/HISTÓRICO, os Bancos só emprestam dinheiro para a Agricultura a troco de EXCELENTES Garantias Reais como terrenos ou prédios.
Ora acontece que este critério sob o ponto de vista estritamente económico é um ENORME disparate, sob o ponto de vista estritamente económico, para uma Economia ALTAMENTE Competitiva, o critério do Financiamento devia ser unica e exclusivamente o MÉRITO.

É mesmo bastante simples ...
Os maus projectos não deviam ser financiados!
SÓ OS MELHORES PROJECTOS DEVIAM CONSEGUIR FINANCIAMENTO!

-) Os Bancos são entidades privadas que têm como objectivo o lucro, por isso até entendo a postura da Banca, obviamente que não vão pôr dinheiro de mão beijada na mão de potenciais chico-espertos, que infelizmente é um rótulo que assenta bem na maioria dos Portugueses.

-) E este é quanto a mim, e volto mais uma vez a repeti-lo, o maior problema de Portugal, no geral, a falta de idoneidade dos Portugueses que gera um clima de desconfiança nada Propicio ao Mundo dos Negócios.

-) Neste contexto eu depositei esperanças na mudança de paradigma por parte da Agrogarante, "dizia" que poderia fornecer Garantias Bancárias aos empresários agricolas com boas ideias de negócio mesmo que não tivessem condições para apresentar Garantias Reais.

-) Pura ilusão, quem tiver boas ideias de negócio mas não apresentar Garantias Reais bem que pode esquecer a Agrogarante e a própria ideia de negócio.

É O SISTEMA NA SUA PLENITUDE ...
QUEM ESTÁ DE FORA SÓ POR "MILAGRE" LÁ CONSEGUIRÁ ENTRAR!

TALVEZ POSSA ESQUECER POR ALGUNS MINUTOS A OBSESSÃO DO PARCELÁRIO ...
TALVEZ A INTELIGÊNCIA DA MINISTRA SE POSSA ASSIM DEBRUÇAR SOBRE ESTA QUESTÃO FUNDAMENTAL QUE ASFIXIA A AGRICULTURA!


Vitor Monteiro
.
filipedro disse…
amanha vou á cgd falar sobre um emprestimo para iniciar mais facilmente o meu projecto apicola, nao sei como é o sistema mas submeti o projeto no final do mes passado e esteve em analise e agora aparece para decisao no gestor, já me disseram que isso é bom, que está a avançar e muito rapido, o que nao estava á espera e nao tenho nada a ver com o sistema, é um mundo novo que estou a iniciar, a única coisa que tenho a dizer do"sistema" é que em termos burocraticos está feito para só dar para quem é persistente, teimoso porque é muita papel alguns sem sentido que pedem e as entidades que tem que facultar os papeis muitas vezes nem sabem o que tem que fazer mas como nao sou de desistir enquanto tiver força e saude o projecto vai a bom ritmo, mas tb nao tenho parado de chatear as instituicoes e comissoes e centros e etc para ter todos os papeis necessarios rapidos, tenho gasto balurdios em gasóleo porque só tratando cara a cara com os funcionarios é que eles se mexem, mas mexem-se nem que seja para nao os chatear...como disse amanha vou tratar de emprestimo e vai ser outro filme, mas sou teimoso e chato como os chatos tem que se coçar até eu conseguir o meu objectivo, amanha ou logo que tenha novidades sobre o emprestimo posto aqui, cumprimentos a todos e nao desistam que sem luta isto tambem nao tem graça...
Anónimo disse…
Caro Filipedro,

Vá noticiando aqui o evoluir das coisas com o banco.
Também não faço parte do sistema mas quero iniciar-me, se der certo em termos de terrenos e localização, na mesma actividade que a sua.

Cumprimentos
PM

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM