Dicas sobre a estratégia para se instalarem nos kiwis

Um leitor escreveu: "Começo por dar os parabéns aos Engenheiro Martino pelo excelente “serviço público” que presta nesta sua iniciativa/blog.
Sou um jovem licenciado numa área que nada tem a ver com a agricultura, mas com gosto enorme pela agricultura e por tudo o que ela representa.Como projecto pessoal pretendo neste anos de 2012 apostar na agricultura. Tendo consciência de que o gosto só por si não é suficiente, gostaria de saber onde posso adquirir a informação e a formação para poder apostar na produção de kiwi.Sou da zona de Felgueiras onde sei que existe, ou pelo menos começa a existir, uma aposta no kiwi.Acredito que no que refere a produção não existirão muitos segredos, a minha dúvida reside acima de tudo em como escoar o produto.No que refere a apoios também gostaria de saber se existem e onde me posso informar sobre eles.Para finalizar gostaria de saber a opinião do Engenheiro relativamente a opção de muitos pequenos agricultores estarem a transformar terrenos com vinha em terrenos com produção de kiwi.Um bom ano cheio de sucesso e muito trabalho (pago se possível)".

Comentários:
1 - Espero continuar o serviço público de qualidade. Para saber tudo sobre a fileira do kiwi, formação profissional, etc. contate a técnica da APK - Associação Portuguesa de Kiwicultores, eng. Carolina Fernandes, 912 593 825
2 - Escoamento de Kiwis: entrepostos associados da APK: cooperativa de Felgueiras, Kiwicoop - Oliveira do Bairro, Kiwi Greensun - Guimarães, Prosa - Marco de Canaveses.
3 - Apoios ProDeR: pode contatar eng. Sónia Moreira - 917 075 852, sonia.moreira@espaco-visual.pt
4 - A produção de vinha é interessante para dimensões de exploração agrícola entre os 15 e os 20 ha. Os kiwis são interessantes para 5 a 10 ha. As plantas aromáticas e medicinais têm interesse para 4 a 5 ha. Os mirtilos e pequenos frutos apontam para uma dimensão de 2 a 4 ha.
5 - O perfil e competência do empresário são mais importantes que a dimensão da atividade.
6 - Agradeço e retribuo os Votos para 2012

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM