O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Comentários sobre investimento em macieiras na Beira Alta

O leitor António Ferreira colocou a seguinte questão:
"Boa noite Sr. Eng. José Martino. Estou a ponderar a instalação de 3 hectares de pomar de macieira, na beira alta (Esmolfe), que lhe parece este inestimento agricola? estimo um custo de instalação de 100.000 euros, parece-lhe vialver em termos de analise por parte do PRODER?Antecipadamente gratoAntónio Ferreira"

Comentários:
1 - As macieiras parecem um excelente investimento para a Beira Alta.
2 - 3 ha são uma pequena superfície de exploração para viver da atividade, embora, na minha opinião, uma atividade muito interessante para ser desenvolvida em part time.
3 - Gostaria de ter uma ideia da distribuição dos investimentos por melhoramentos fundiários, plantações, máquinas e equipamentos, etc., da variedade de macieira que irá implantar e preços de venda que espera obter, para poder pronunciar-me sobre a viabilidade do investimento.
4 - Pretende candidatar o investimento às ajudas para instalação de jovens agricultores?

Sem comentários: