Crédito aos jovens agricultores

O leitor Nuno Gomes escreveu, neste blogue, o seguinte:

"Uma grande visão... como sempre!
Em relação ao crédito para o
investimento agrícola, o sucesso pode depender do montante pedido em % do valor
do investimento ou é efectivamente muito difícil conseguir crédito, junto dos
bancos, para a agricultura?
Parabéns pelos 4 anos de serviço público!"

Comentários:
1 - "A grande visão" resulta de me perguntar quase diariamente: Quais as razões que levam responsáveis políticos da agricultura, alguns deles que reconheço, pelo contato pessoal, como pessoas muito inteligentes, a não conseguirem resultados e melhorias significativas no desenvolvimento da agricultura portuguesa, na pior das hipóteses, mudanças e melhor clima de contexto para quem é empresário ou quer investir na agricultura? Tenho o diagnóstico realizado ao pormenor e "tenho fé" tal como o ministro das finanças, que as minhas medidas, propostas no último post, tal como as dele, se forem implementadas, irão traduzir-se em mudanças efetivas para melhor na agricultura e economia portuguesas.

2 - É mesmo muito difícil obter crédito para atividades produtivas. Os gestores bancários estão pouco sensiveis para a importância da criação de riqueza, sobretudo se quem for pedir crédito não tiver experiência e relacionamento de longa data com essa Instituição de Crédito. Mesmo no caso de empresários já experientes, muitas vezes, pedem garantias por recurso a colaterais (emprestam a uma empresa se acionista apresentar depósitos ou aplicações de igual montante = reconheço que pode ser uma solução interessante do ponto de vista fiscal, mas no meu caso, prefiro, se tiver dinheiro disponivel, colocá-lo na empresa que está a investir do que pedir o dinheiro emprestado ao banco).

3 - Para se ter uma empresa agrícola sustentável do ponto de vista económico e financeiro, é necessário recorrer a investimentos avultados, mesmo com a ajuda do ProDeR, o que aconselharia que a Agroagarante tivesse os capitais adequados para emprestar nos prazos compativeis com a geração de riqueza das atividades em causa nos projetos, bem como no custo total do dinheiro que irá emprestar. A solução da garantia mútua nas condições indicadas é estratégica para acompanhar a instalação de jovens agricultores, sob pena de uma grande parte ou a maioria vir a fracassar nos próximos cinco anos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM