O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Investimentos ProDeR em macieiras

O leitor António Ferreira pediu neste blogue, o seguinte esclarecimento:

"Boa noite O investimento estimado divide-se da seguinte forma: 35.000 euros, para tractor e alfaias 15.000 euros, para preparação do terreno, limpeza de poços, e reservatórios de agua. 50.000 euros, para a plantação (plantas, sistema de rega...) as variedades ainda não estão definidas, mas terá uma componente significativa de Bravo de Esmolfe. Em termos de colocação da maça no mercado, será utilizada a cooperativa, que na ultima campanha pagou a maça a 0,25€/kg. caro Nuno Gomes, como estamos a estudar investimentos identicos na mesma zona, caso pretenda pode contactar-me pelo mail antoniocc.ferreira@hotmail.com António Ferreira"

Comentários:
1 - Para os investimentos que indicou e com base nos valores dos preços de venda da maçã indicados na base do ProDeR, precisa, para se instalar como jovem agricultor, pelo menos de 4-5 ha de macieiras (rentabilidade muito débil). Para o seu preço de venda (0,25€/kg) necessita de uma exploração que tenha pelo menos 7-8 ha de pomares de macieiras.
2 - Na minha opinião, para poder viver, sustentando uma família, com a cultura da macieira precisa que a exploração agrícola tenha pelo menos 12 ha.
3 - Recomendo que faça um controlo exaustivo e rigoroso sobre o preço de venda das suas maçãs porque o preço médio que lhe indicaram não me parece ser o mais ajustado para uma moderna exploração de macieiras.
4 - Recomendaria que visitasse, na região onde irá instalar os seus pomares, as explorações "modelo", com melhores resultados na atividade, com o objetivo de avaliar os custos de investimento e exploração, bem como as produtividades reais que pode contar que irá obter.

Sem comentários: