Banco de terras municipal

Na edição do jornal "Expresso" de 25 de fevereiro, a ministra Assunção Cristas anunciava que o Governo ia dar benefícios fiscais a quem trabalhasse as terras ao abandono. A ideia da criação de uma "bolsa de terras" tem alguns anos. Há cerca de dois anos, lancei uma petição pública para a criação de um banco de terras público, que permitisse cultivar os milhares e milhares de hectares ao abandono por este país fora. Neste link que aqui deixo (http://josemartino.blogspot.com/search?q=banco+de+terras), está o texto da minha petição pública para a criação do banco de terras, e estão alguns artigos e intervenções públicas, nos jornais e na rádio, em defesa de um instrumento necessário e essencial para desenvolver a agricultura e a economia real. Por diversas vezes, vicissitudes da nossa política partidária impediram a transformação em lei de uma proposta permitirá criar muitos postos de trabalho e contribuir para a riqueza nacional.
Neste contexto, como administrador da empresa de consultadoria agrónoma "Espaço Visual", escrevi uma carta a todos os presidentes de câmara, que aqui transcrevo:

"Exmo. Senhor Presidente:

Conforme pode constatar pelo conteúdo do programa Grande Repórter TVI, sobre Jovens Agricultores, emitido em 2012.02.27 (http://www.tvi.iol.pt/programa/3944), a Espaço Visual é uma empresa especializada na instalação de jovens empresários agrícolas, na captação de verbas do ProDeR para investimentos na agricultura ou agro-indústria, bem como na promoção do desenvolvimento rural (www.espaco-visual.pt).
Vimos, assim, propor ao Município que V. Exª lidera a criação de uma "bolsa de terras" municipal, serviço que desenvolvemos para que as câmaras municipais possam motivar os seus cidadãos proprietários, que não têm perfil para actividades agrícolas e/ou agroflorestais, a cederem os seus terrenos, por venda ou arrendamento, a jovens agricultores.
A "bolsa de terras" promoverá a criação de riqueza e de postos de trabalho, combaterá o despovoamento e será um instrumento de desenvolvimento da agricultura e combate à crise económica e financeira que se abateu sobre Portugal."

José Martino
administrador "Espaço Visual"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM