O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sábado, 17 de março de 2012

Cogumelos

O leitor Pedro S. escreveu o seguinte neste blogue:

"Boa tarde Sr. Eng. Martino,

Não sei se este é um tema que lhe interesse, mas de qualquer forma atrevo-me a perguntar-lhe se a produção de cogumelos em Portugal seria interessante do ponto de vista de investimento. Será que este é um produto de fácil escoamento e implementação de negócio? Existem condições para se entrar no mercado com algumas pespectivas de sucesso ou este é um ramo de negócios que já está muito explorado e minado? Há actualmente entidades económicas/ distribuidores do género de cooperativas ou entrepostos que recebem este produto para o colocar no mercado ou esta procura teria que ser feita localmente em comerciantes e caso a caso?
Obrigado pela atenção e parabéns pelo contributo informativo que nos presta todos os dias.
Cumprimentos,
Pedro S."

Comentários:
1 - Na minha opinião, recomendo que faça investimentos na produção de cogumelos chegando a acordo com o grupo Sousacamp para lhe dar assessoria no técnica nos investimentos e na exploração da unidade, bem como para fazer a comercialização dos cogumelos. Trata-se de um grupo verticalizado instalado em Portugal, Espanha e Holanda. o qual produz substrato de produção, tem multiplas unidades de produção de cogumelos, faz o reaproveitamento do substrato que já alimentou os cogumelos, faz a industrialização enlatando-os e congelando-os. Comercializa os cogumelos em Portugal, Espanha, Holanda, etc.
2 - O escoamento é simples se trabalhar com o grupo Sousacamp, a implementação do negócio é fácil porque este grupo está interessado em fazer parcerias na instalação de jovens agricultores disponibilizando-lhes todo o know how e formação para terem sucesso empresarial nas unidades de produção.
3 - É possivel que possa ter sucesso com outra estratégia, mas noto que será pouco provável e muito custoso. Já assisti a falência de empresas nesta fileira porque é necessário possuir um know how muito especifico e muito rigoroso e além disso, o negócio parece-me que está com margens brutas muito estreitas (trata-se de um produto de baixa densidade que tem custos de logística elevados, daí que trabalhar acima das dimensões da economia de escala seja determinante para obter rentabilidade nos investimentos).       
4 - Tenho dificuldade em acreditar que possa ter sucesso com mercados locais, exceto se estiver inserido na área urbana da Grande Lisboa porque é a única região de Portugal que tem poder de compra para valorizar os cogumelos numa lógica de distribuição local.

Sem comentários: