Cogumelos

O leitor Pedro S. escreveu o seguinte neste blogue:

"Boa tarde Sr. Eng. Martino,

Não sei se este é um tema que lhe interesse, mas de qualquer forma atrevo-me a perguntar-lhe se a produção de cogumelos em Portugal seria interessante do ponto de vista de investimento. Será que este é um produto de fácil escoamento e implementação de negócio? Existem condições para se entrar no mercado com algumas pespectivas de sucesso ou este é um ramo de negócios que já está muito explorado e minado? Há actualmente entidades económicas/ distribuidores do género de cooperativas ou entrepostos que recebem este produto para o colocar no mercado ou esta procura teria que ser feita localmente em comerciantes e caso a caso?
Obrigado pela atenção e parabéns pelo contributo informativo que nos presta todos os dias.
Cumprimentos,
Pedro S."

Comentários:
1 - Na minha opinião, recomendo que faça investimentos na produção de cogumelos chegando a acordo com o grupo Sousacamp para lhe dar assessoria no técnica nos investimentos e na exploração da unidade, bem como para fazer a comercialização dos cogumelos. Trata-se de um grupo verticalizado instalado em Portugal, Espanha e Holanda. o qual produz substrato de produção, tem multiplas unidades de produção de cogumelos, faz o reaproveitamento do substrato que já alimentou os cogumelos, faz a industrialização enlatando-os e congelando-os. Comercializa os cogumelos em Portugal, Espanha, Holanda, etc.
2 - O escoamento é simples se trabalhar com o grupo Sousacamp, a implementação do negócio é fácil porque este grupo está interessado em fazer parcerias na instalação de jovens agricultores disponibilizando-lhes todo o know how e formação para terem sucesso empresarial nas unidades de produção.
3 - É possivel que possa ter sucesso com outra estratégia, mas noto que será pouco provável e muito custoso. Já assisti a falência de empresas nesta fileira porque é necessário possuir um know how muito especifico e muito rigoroso e além disso, o negócio parece-me que está com margens brutas muito estreitas (trata-se de um produto de baixa densidade que tem custos de logística elevados, daí que trabalhar acima das dimensões da economia de escala seja determinante para obter rentabilidade nos investimentos).       
4 - Tenho dificuldade em acreditar que possa ter sucesso com mercados locais, exceto se estiver inserido na área urbana da Grande Lisboa porque é a única região de Portugal que tem poder de compra para valorizar os cogumelos numa lógica de distribuição local.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM